Trump diz que usará militares para deportações até o limite da lei
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, usará as Forças Armadas até o limite da lei para apoiar seu esforço de deportação em massa, disse ele à revista Time em entrevista publicada na quinta-feira, reiterando seu plano de utilizar tropas para tentar remover um número recorde de imigrantes que estão ilegalmente nos EUA.
Quando perguntado sobre uma lei que impede que as Forças Armadas sejam usadas para resolver problemas internos dos EUA, Trump disse que a imigração ilegal era uma invasão externa que precisa ser interrompida.
- LEIA MAIS: Ogro de Wall Street está de volta à Empiricus – e sua meta é mostrar como qualquer pessoa pode ganhar média de R$ 2 mil por dia na bolsa
“Eu a considero uma invasão do nosso país”, disse Trump à Time em uma entrevista para acompanhar sua nomeação como “Pessoa do Ano” pela revista. “Vamos chamar a Guarda Nacional e iremos até onde eu tiver permissão para ir, de acordo com as leis de nosso país”.
Ucrânia
Trump em entrevista criticou o uso pela Ucrânia de mísseis fornecidos pelos EUA para realizar ataques em território russo, sugerindo que alteraria a atual política de Washington em relação à Ucrânia.
“É uma loucura o que está acontecendo. É uma loucura. Discordo veementemente do envio de mísseis a centenas de quilômetros da Rússia. Por que estamos fazendo isso? Estamos apenas agravando essa guerra e tornando-a pior. Não deveríamos ter permitido que isso fosse feito”, disse Trump.
No mês passado, o presidente norte-americano, Joe Biden, suspendeu a proibição dos EUA de que a Ucrânia usasse mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA para ataques no território da Rússia, em sua mais recente tentativa de impulsionar a Ucrânia na batalha para repelir uma invasão militar russa.
Vacinação
Trump disse ainda que terá uma “grande discussão” sobre o fim dos programas de vacinação infantil com Robert F. Kennedy Jr., seu indicado para dirigir o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, e pode acabar com algumas vacinas.
Quando perguntado se seu governo pode eliminar algumas vacinas, Trump disse: “pode se eu achar que é perigoso, se eu achar que elas não são benéficas, mas não acho que isso vá ser muito controverso no final”, disse Trump.
“Teremos uma grande discussão. A taxa de autismo está em um nível que ninguém jamais acreditou ser possível. Se você observar as coisas que estão acontecendo, há algo causando isso”, declarou Trump à revista Time.
*Com informações da Reuters