Trump deixará o Fed em paz?
O Federal Reserve irá divulgar em breve, às 17h no horário de Brasília, a nova taxa de juro do país. É amplamente esperado pelo mercado que a Fed Funds Rate suba do atual nível entre 0,25% e 0,5% para um intervalo em 0,5% a 0,75% ao ano.
Receba o Giro Money Times grátis em seu email
Sempre que uma decisão tão importante desse tipo é tomada, os economistas de debruçam no comunicado enviado pelo BC americano na busca por qualquer sinal sobre os próximos passos da política monetária do país.
O que parte do mercado espera agora, após a eleição de Donald Trump, é que as suas políticas expansionistas criem um ambiente de maior inflação e, consequentemente, de juros maiores ao longo do tempo.
Mas, como lembra em uma análise o economista Paul Donovan do UBS, agora os economistas precisam checar um lugar a mais para encontrar pistas sobre o juro: o Twitter de Donald Trump. É lá que o presidente eleito tem feito a maior parte de seus comentários ácidos e anúncios de equipe econômica.
“Os economistas agora também devem olhar o Twitter, pois o futuro do Fed pode não mais ser decidido pelo Fed sozinho. Será que Trump irá retuítar o Fed? Será que vai comentar? Ele ficará em silêncio? Isso poderá ser mais importante para as percepções do mercado sobre a direção futura do Fed e sua independência”, afirma Donovan.
Por via das dúvidas, aqui está a conta de Donald Trump: