Trump busca atenção na fronteira EUA-México atacando políticas de Biden
Em sua tentativa mais recente de recuperar os holofotes, o ex-presidente norte-americano Donald Trump viajou à fronteira entre os Estados Unidos e o México nesta quarta-feira para acusar seu sucessor Joe Biden de negligenciar a segurança nacional retirando controles da divisa.
Falando ao lado do colega republicano e governador do Texas, Greg Abbott, Trump disse que as políticas de fronteira de Biden levaram a um aumento da imigração ilegal e do contrabando de drogas.
“Será que eles realmente querem fronteiras abertas, ou são incompetentes?”, indagou Trump em um discurso que também ressuscitou queixas antigas de seu tempo no cargo, inclusive sobre a investigação a respeito da interferência russa na eleição de 2016.
“Biden está destruindo o nosso país”, acrescentou.
Trump continua sendo uma das figuras mais influentes na política republicana, e flerta com uma nova candidatura presidencial em 2024. Sua aparição perto de Weslaco, na extremidade sul do Texas, foi sua segunda em público nesta semana.
Mas ele mostra dificuldade para se manter em destaque desde que foi derrotado por Biden em novembro, banido permanentemente do Twitter e suspenso por dois anos no Facebook.
Uma investigação criminal acelerada sobre seu império empresarial pode ser mais uma pedra no sapato de sua volta à política. O Wall Street Journal noticiou nesta quarta-feira que o procurador-geral de Manhattan deve acusar sua empresa e a principal autoridade financeira desta de crimes de natureza fiscal na quinta-feira.