Trump avalia privatizar o Serviço Postal dos EUA, diz jornal
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou grande interesse em privatizar o Serviço Postal dos EUA (USPS) nas últimas semanas, informou o Washington Post no sábado(14), citando três pessoas com conhecimento do assunto.
O Serviço Postal dos EUA, que perdeu mais de US$ 100 bilhões desde 2007, relatou um prejuízo líquido de US$ 9,5 bilhões no ano fiscal encerrado em 30 de setembro, um prejuízo US$ 3 bilhões maior que o do ano passado, em grande parte devido ao aumento anual nas despesas não monetárias com indenizações trabalhistas.
Quando informado sobre as perdas anuais da agência, Trump disse que o governo não deveria subsidiar a organização, de acordo com o Washington Post.
- VEJA TAMBÉM: Quer ir além do básico no mundo dos investimentos? Cadastre-se gratuitamente na comunidade de investidores do Money Times
Trump, que toma posse em 20 de janeiro, discutiu seu desejo de privatizar o Serviço Postal com Howard Lutnick, sua escolha para secretário de Comércio, em Mar-a-Lago, segundo a reportagem.
Pessoas que trabalharão no Departamento de Eficiência Governamental, liderado por Elon Musk e Vivek Ramaswamy, também tiveram conversas preliminares sobre grandes mudanças no USPS, disse a reportagem, citando outras duas pessoas familiarizadas com o assunto.
Um porta-voz do USPS disse que, nos últimos três anos, a empresa reduziu suas operações em 45 milhões de horas de trabalho e cortou seus gastos com transporte em US$ 2 bilhões.
A agência também está buscando aprovação regulatória para modernizar sua rede de processamento e transporte de correspondência para alinhá-la às práticas modernas, o que economizará entre US$ 3,6 bilhões e US$ 3,7 bilhões anualmente, acrescentou o porta-voz.
A equipe de transição de Trump não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários sobre a reportagem.
Qualquer tentativa de privatizar o Serviço Postal poderia atrapalhar a indústria de comércio eletrônico nos EUA, disse o Washington Post, incluindo a Amazon, que usa o USPS para entrega “last-mile” entre os centros de distribuição da Amazon e os clientes.
Também poderia prejudicar pequenas empresas e consumidores rurais que usam o Serviço Postal, já que é a única transportadora que entregará em áreas remotas do país.