Trump ataca Fed após corte de juros e diz que BC prejudica competitividade dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta quinta-feira um ataque verbal forte ao Federal Reserve e seu chairman, Jerome Powell, dizendo que as políticas do banco central estão prejudicando a competitividade dos EUA.
“O Fed nos coloca em desvantagem competitiva. A China não é nosso problema, o Federal Reserve é”, disse Trump no Twitter, acrescentando que a taxa de juros nos Estados Unidos deve ser menor que as da Alemanha, Japão “e todas as outras”.
Na quarta-feira, o Federal Reserve cortou sua taxa de juros pela terceira vez este ano para ajudar a sustentar o crescimento dos EUA, em meio à desaceleração em outras partes do mundo, mas sinalizou que não haverá mais reduções a menos que a economia se agrave.
Sua principal taxa de empréstimos está agora em um intervalo entre 1,50% e 1,75%.
Uma das principais razões para a decisão do Fed de reduzir os juros este ano tem sido o seguro contra os riscos da guerra comercial prolongada do governo Trump contra a China – que afetou a indústria e causou uma queda nos investimentos das empresas – para a economia norte-americana.
Trump – diferentemente de seus antecessores da Casa Branca, que se abstiveram de comentar sobre a política monetária do Fed – criou o hábito de criticar o banco central dos E