Trump alerta Irã: “nunca mais ameacem os EUA novamente”
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste último domingo (19) que um possível conflito bélico entre EUA e Irã poderia decretar o “fim oficial” da República Islâmica. As palavras em tom de ameça foram lançadas após um ataque na semana passada na infraestrutura petrolífera da Arabia Saudita. Além disso, ataque de foguete dentro da “zona verde”, próxima a embaixada dos EUA, também elevou os ânimos na região.
“Se o Irã quiser lutar, esse será o fim oficial do Irã. Nunca mais ameacem os Estados Unidos!”, escreveu Trump em seu Twitter. A Arabia Saudita também se pronunciou sobre o ataque. O país afirmou estar pronto para reagir com “força total” e que depende somente de Teerã para evitar uma guerra.
Segundo autoridade do Departamento de Estado dos EUA, o ataque a Bagdá não atingiu instalações norte-americanas e não houve registro de feridos. Mas, os EUA estão levando o ataque “muito a sério”.
“Deixamos claro ao longos das últimas duas semanas e voltamos a sublinhar que ataques contra pessoal e instalações dos EUA não serão tolerados e serão respondidos de maneira decisiva”, declarou, conforme apurado pela reportagem da Reuters. “Responsabilizaremos o Irã se tais ataques forem realizados por suas forças militares por procuração ou elementos de tais forças, e reagiremos ao Irã de acordo”.
O Irã nega qualquer envolvimento no ataque. Segundo o pais, o intuito e o interesse nesse momento é tentar romper as sanções de Trump e a presença militar dos EUA na região.