Internacional

Trump ainda não adotará novas tarifas, diz jornal

20 jan 2025, 11:45 - atualizado em 20 jan 2025, 11:45
Trump estados unidos eua
O presidente eleito Trump, que assume o cargo nesta segunda-feira, prometeu tarifas de 10% sobre as importações globais. (ALLISON ROBBERT/Pool via REUTERS)

Donald Trump emitirá um amplo memorando comercial nesta segunda-feira (20), que orienta as agências federais a avaliar as relações comerciais dos Estados Unidos com a China, o Canadá e o México embora não chegue a impor novas tarifas em seu primeiro dia de mandato, informou o Wall Street Journal.

O presidente eleito Trump, que assume o cargo nesta segunda-feira, prometeu tarifas de 10% sobre as importações globais, 60% sobre os produtos chineses e uma sobretaxa de importação de 25% sobre os produtos canadenses e mexicanos, tarifas que podem afetar os fluxos comerciais, aumentar os custos e provocar retaliações.

Citando um resumo de um memorando que, segundo o Journal, Trump planeja emitir, o jornal disse que Trump instruirá as agências a investigar e remediar os déficits comerciais persistentes e a abordar políticas comerciais e cambiais injustas de outras nações.

O memorando destaca a China, o Canadá e o México para análise, informou o jornal. Ele instrui as agências a avaliar a conformidade de Pequim com seu acordo comercial de 2020 com os EUA, bem como o status do Acordo EUA-México-Canadá, ou USMCA, informou o jornal.

Mas o memorando não impõe nenhuma nova tarifa, acrescentou o jornal. Não houve nenhum comentário imediato dos assessores de Trump sobre a reportagem do Journal.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar