Petróleo

Trégua do dólar e Opep ajudam petróleo em alta do dia, mas preço da commodity já caiu 25% no 3° tri

27 set 2022, 17:36 - atualizado em 27 set 2022, 17:36
Petróleo
Petróleo opera com ganhos nesta terça-feira, repercutindo restrições de oferta (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

O petróleo encaminha ganhos nesta terça-feira (27), com os mercados repercutindo uma pausa no rali do dólar e comentários do ministro da Energia do Iraque.

Por volta das 16h45, o WTI (referência americana) e o Brent (referência internacional) futuros operavam com ganhos de, respectivamente, 2,57% e 2,52%.

O preço da matéria-prima caiu 25% no terceiro trimestre do ano, em decorrência dos apertos monetários executados pelos BCs mundo afora. Trata-se da maior queda desde o início da pandemia de covid-19 em 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dólar dá respiro e Opep+ em cima do mercado

Os mercados da commodity deixam, ao menos por um momento, de lado os temores de uma recessão econômica e voltam a repercutir questões relacionadas à oferta. A primeira delas vem da pausa do dólar, após  diversas sessões de ganhos da divisa dos EUA ante pares de moedas relevantes como a libra, o euro e os dólares canadense e australiano.

A pausa da moeda americana, após o índice DXY chegar próximo a máxima de 115,00 pontos, suaviza a queda da demanda provocada pelo efeito cambial.

Além disso, investidores repercutem de perto a fala de ministro de Energia do Iraque Ihsan Abdul Jabbar. Em declaração, o chefe da pasta informou que a Opep monitora de perto a situação do mercado e interviria para manter o equilíbrio do mercado.

A fala incorpora o posição de outro ministro da Energia, o da Arábia Saudita, que já havia mencionado a possibilidade de diminuir a produção de petróleo para salvar a commodity de forças de volatilidade.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!