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Travelex restaura alguns serviços de câmbio após ataque hacker

13 jan 2020, 17:14 - atualizado em 13 jan 2020, 17:14
Travelex
No Brasil, o grupo Travelex Confidence informou na semana passada que o vírus não afetou as operações da empresa (Imagem: REUTERS/Toby Melville)

A Travelex restaurou operações para processamento de ordens eletrônicas de câmbio de moedas, quase duas semanas após um ataque de hackers ter obrigado a empresa a tirar seus sistemas do ar em várias partes do mundo.

Equipes da Travelex tiveram que recorrer a caneta e papel para atenderem clientes após o ataque do tipo ransonware, em que os hackers sequestram o acesso aos sistemas de computadores e cobram resgate das vítimas, ocorrido na virada do ano.

No Brasil, o grupo Travelex Confidence informou na semana passada que o vírus não afetou as operações da empresa no país e que seus sistemas operavam normalmente.

“Continuamos a fazer bom progresso na recuperação e já completamos uma quantidade considerável (de sistemas)”, disse a Travelex, controlada pela Finablr.

“Estamos agora no momento em que somos capazes de começar a restaurar funcionalidades para nossos parceiros e clientes.”

A companhia afirmou que restaurou alguns de seus sistemas internos e de processamento de ordens e que está fornecendo reembolso aos clientes “quando apropriado”.

A Travelex também fornece serviços para clientes dos bancos HSBC e Barclays. A companhia tem presença em mais de 70 países e teve que atender clientes pessoalmente em 1.200 localidades no mundo após o ataque.

A empresa também afirmou que conseguiu honrar a maior parte das ordens de câmbio feitas online para retirada em lojas.

O ransomware que atingiu a empresa é chamado de Sodinokibi e a Travelex afirmou que está trabalhando com autoridades, incluindo o Centro de Segurança Cibernética da Polícia Metropolitana de Londres.

“Não existe evidência que indique que dados dos clientes tenham sido comprometidos”, disse a companhia.