BusinessTimes

Transmissão Paulista (TRPL4) inicia operação comercial de projeto de armazenamento de energia em baterias

28 nov 2022, 18:44 - atualizado em 28 nov 2022, 18:44
Foram instalados 180 racks de baterias de lítio com 30 megawatts de potência e capacidade de 60 megawatts hora (MWh) no litoral sul de São Paulo (Imagem: REUTERS/ Rebecca Cook)

A Transmissão Paulista (TRPL4) anunciou nesta segunda-feira (28) o início da operação comercial do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro.

O projeto foi executado no litoral sul do Estado de São Paulo. Foram instalados 180 racks de baterias de lítio com 30 megawatts de potência e capacidade de 60 megawatts hora (MWh).

Segundo a companhia, o projeto traz ainda inversores, transformadores, softwares de gestão de energia e sistemas de
automação, proteção e controle.

A operação é um projeto de reforço do contrato de concessão 059, ao obter do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o Termo de Liberação Parcial (TLP), que faz jus ao recebimento de 90% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 27 milhões para operação comercial provisória com pendências não impeditivas.

A companhia, após solucionar as pendências, obterá o Termo de Liberação Definitivo (TLD) para todo empreendimento. O investimento Aneel do projeto é de R$ 146 milhões.

“A companhia reforça o compromisso de criação de valor sustentável com projetos que contribuem para a transição energética e para a expansão e segurança do sistema de transmissão de energia elétrica do Brasil”, disse a Transmissão Paulista, em comunicado enviado ao mercado.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!