Bancos

Transações via DOC acabam nesta segunda (15); veja como migrar para o Pix

15 jan 2024, 10:52 - atualizado em 15 jan 2024, 10:52
DOC
Bancos deixarão de oferecer DOC a partir das 22h desta segunda-feira (15) (Imagem: Flávya Pereira/ Money Times)

A partir das 22h desta segunda-feira (15) os bancos deixarão de oferecer o Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido pelos brasileiros como DOC, conforme informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Pessoas físicas e jurídicas não poderão mais realizar a transação e também serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando termina também o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes. O sistema será encerrado definitivamente após a data.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que é o fim do DOC?

Segundo a Febraban, as operações via DOC vêm sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente após o lançamento do Pix. Além disso, a federação aponta que o fim dos modelos de transferência estão relacionados ao custo benefício para os clientes.

“Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto o TED quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito e instantâneo”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Em um levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Central, as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações feitas no ano.

Passo a passo para agendamento via Pix

O fim do DOC se deu principalmente pelo espaço que o Pix — lançado em 2020 — passou a ocupar na vida do brasileiro, permitindo inclusive a realização de agendamentos. Não há nenhum tipo de cobrança adicional pela opção de agendar o pagamento.

Para fazer uso do “Pix Agendado” basta que o usuário tenha saldo suficiente na data em que a transação for agendada.

O passo a passo para agendamento pode variar de acordo com a instituição financeira. No entanto, de maneira geral segue o procedimento padrão para envio de Pix, com o detalhe de escolher uma data futura.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.