Economia

Trajetória mais gradual de alta de juros do Fed deve limitar danos econômicos, diz Barkin

06 jan 2023, 16:42 - atualizado em 06 jan 2023, 16:42
Barkin reiterou que o Fed deve permanecer resoluto em seu compromisso de reduzir a inflação, mesmo que seja prudente agir com mais cautela para não reprimir a demanda de forma muito agressiva (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

A transição do Federal Reserve para incrementos menores de aumento da taxa de juros ajudará a limitar os danos à economia dos Estados Unidos enquanto o banco central norte-americano trabalha para reduzir a inflação elevada, disse o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, nesta sexta-feira.

“Se você acha que as melhorias na cadeia de suprimentos e nossas ações até o momento são suficientes para reduzir a inflação rapidamente, então nossa trajetória mais gradual para a taxa de juros deve limitar o dano”, afirmou Barkin em comentários em um evento em Durham, Carolina do Norte.

Barkin reiterou que o Fed deve permanecer resoluto em seu compromisso de reduzir a inflação, mesmo que seja prudente agir com mais cautela para não reprimir a demanda de forma muito agressiva, bem como dar tempo para que as ações do banco central permeiem a economia.

A inflação, medida pelo indicador preferencial do Fed, está quase três vezes acima da meta de 2% do banco central.

“Faz sentido manejar de forma mais deliberada”, disse Barkin. “Uma vez que a demanda enfraquece, estudos estimam que pode levar mais 6 a 12 meses para que esses recuos atenuem a taxa de inflação.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar