Petróleo

Traders usam navios-tanque menores para enviar petróleo russo de portos europeus à China

29 abr 2022, 9:19 - atualizado em 29 abr 2022, 9:19
Traders
Traders estão utilizando navios menores e mais caros para enviar petróleo russo desalojado em portos europeus para a China (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Comerciantes estão utilizando navios menores e mais caros para enviar petróleo russo desalojado em portos europeus para a China, em um movimento raro, já que as sanções ocidentais a Moscou os forçam a usar métodos não convencionais para transportar o produto.

Cerca de 5 milhões de barris de petróleo Ural russo estavam programados para serem carregados em abril e maio com destino à China em quatro navios-tanque do tamanho Aframax, cada um com 730.000 barris, e dois navios do tamanho Suezmax, cada um com cerca de 1 milhão de barris, de acordo com relatórios de navegação e pesquisas da Refinitiv e Vortexa.

Navios de grande porte do tipo VLCC, capazes de levar 2 milhões de barris, costumam ser a norma para o transporte de petróleo dos Urais para a China antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A demanda por navios-tanque menores evidencia a mudança nos fluxos comerciais, já que o principal produto de exportação russo dos portos do Báltico e do Mar Negro, anteriormente enviados a clientes europeus, está lutando para encontrar um destino depois que as principais petrolíferas globais e as tradings reduziram as compras de petróleo russo.

Um trader de petróleo chinês disse que transportar petróleo dos Urais com navios menores costuma ser raro porque eles não estão equipados para viagens longas e o custo por barril é muito maior.

“O petróleo russo precisa ser oferecido muito barato para que isso aconteça”, disse o trader.

O preço spot do petróleo dos Urais para o noroeste da Europa está com o maior desconto de todos os tempos, em 34,85 dólares por barril, em relação ao Brent datado de referência.

Isso ajuda a cobrir o custo de frete de 16 a 17 dólares por barril para um navio Aframax, de acordo com os comerciantes, que é cerca de quatro vezes maior que o de um VLCC.

Refinarias na Índia e na China, que anteriormente eram compradores irregulares de petróleo dos Urais, estão aproveitando o grande desconto, segundo traders e dados de embarque.

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