BusinessTimes

Trabalhadores da GM no interior de SP aprovam aviso de greve, diz sindicato

07 mar 2023, 15:36 - atualizado em 07 mar 2023, 16:04
GM
A GM anunciou na semana passada nos Estados Unidos que pretende economizar 2 bilhões de dólares nos próximos dois anos por meio de “reduções de despesas corporativas (Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Metalúrgicos do turno da manhã da General Motors em São José dos Campos (SP) aprovaram em assembleia nesta terça-feira aviso de greve em protesto contra demissões realizadas pela montadora desde sexta-feira, afirmou o sindicato local.

A fábrica da GM na região produz a picape S10 e o utilitário Trailblazer e emprega cerca de 4 mil trabalhadores, informou a entidade, citando que 30 demissões foram realizadas desde o fim da semana passada.

A empresa também já comunicou a implantação de férias coletivas, entre 27 de março e 13 de abril, sob o argumento de “readequação da produção”, afirmou a entidade.

A GM anunciou na semana passada nos Estados Unidos que pretende economizar 2 bilhões de dólares nos próximos dois anos por meio de “reduções de despesas corporativas, excesso de pessoal e complexidade de nossos produtos”, segundo comentários da vice-presidente de recursos humanos, Arden Hoffman.

Procurada no Brasil, a GM não pôde ser contatada de imediato.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região afirmou em comunicado à imprensa que a entidade busca “estabilidade no emprego para todos os trabalhadores e que se busquem alternativas às demissões”.

Uma nova assembleia de trabalhadores da fábrica será realizada nesta tarde, informou a entidade.

Em outras fábricas da GM no Brasil –Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP)– sindicatos locais reportaram normalidade, embora o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Cícero Marques da Costa, tenha citado preocupação entre os trabalhadores.

“Evidentemente que é uma preocupação, preocupa todas as unidades da GM”, afirmou Costa, citando que a diretoria da entidade vai discutir o plano de cortes da montadora em reunião de rotina que acontece às segundas-feiras.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar