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Toyota lidera lista de carros elétricos que bateram recorde de vendas em 2023; confira ranking

04 jan 2024, 14:32 - atualizado em 04 jan 2024, 14:59
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Carros elétricos batem recorde de vendas no ano de 2023 (Imagem: Pexels/Canva Pro)

Os carros elétricos bateram recorde de vendas em 2023, atingindo o patamar de 94 mil eletrificados, mostram dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Superando as previsões, os números mostram que em 2023 foram 93.927 emplacamentos, um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022, de 49.245.

Apenas no mês de dezembro, o número quase triplicou, dos 5.587 vistos em 2022 para 16.279 registrados no último mês do ano anterior. De acordo com a ABVE, os números de 2023 consolidam uma virada do mercado de eletrificados no Brasil, no rumo dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV).

Os plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de eletrificados leves no ano, com 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex, com 41.568, que até 2022 dominavam esse segmento.

Em dezembro, os dados da associação mostram que os plug-in atingiram 70% das vendas totais de eletrificados, 11.371, de um total de 16.279, impulsionados pelo desempenho da BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o resultado observado em 2023 reflete um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que provocou uma antecipação das vendas no último bimestre.

“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias.”

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Impostos sobre eletrificados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu no ano anterior pelo retorno gradual de alíquotas do Imposto de Importação para veículos elétricos e híbridos a partir deste mês, atendendo ao pleito de montadoras tradicionais estabelecidas no país.

No caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto começa com 12% em janeiro de 2024; sobe a 25% em julho de 2024; avança a 30% em julho de 2025; e atinge o topo, de 35%, em julho de 2026. Os importadores podem trazer veículos do exterior isentos do imposto até o montante de US$ 130 milhões até julho de 2024. O valor cai para US$ 97 milhões até julho de 2025 e recua a US$ 43 milhões até julho de 2026.

Para híbridos plug-in, a alíquota será de 12% em janeiro, 20% em julho, 28% em 2025 e 35% em 2026. A cota neste segmento é de US$ 226 milhões até julho de 2024, US$ 169 milhões até julho de 2025 e de US$ 75 milhões até julho de 2026.

No caso dos veículos 100% elétricos, atualmente isentos do imposto, a taxação será de 10% em janeiro, avançando a 18% em julho, 25% em julho de 2025 e 35% um ano depois. Os valores máximos sem incidência do imposto são de US$ 283 milhões, US$ 226 milhões e US$ 141 milhões de dólares, respectivamente, de acordo com as mesmas datas.

Para o presidente da ABVE, mesmo o aumento da carga tributária, a tendência de crescimento vista em 2023 deverá se manter. “Em 2024, ainda estamos avaliando o efeito das novas alíquotas do imposto de importação, mas já posso antecipar que ainda assim teremos boas surpresas”, concluiu.

Ranking dos carros elétricos mais vendidos em 2023

 

* Com Reuters