Toyota aposenta de vez Etios para dar lugar a ‘SUV popular’
O Toyota Etios, que é o modelo de entrada da montadora japonesa no Brasil, deixará de ser produzido já a partir do dia 31 de agosto.
O veículo já tinha saído de linha em 2021, mas ainda era produzido na fábrica de Sorocaba, em São Paulo, com destino a países vizinhos, como Argentina e Peru. Desde 2012, primeiro ano da linha no Brasil, foram produzidos cerca de 680 mil unidades.
A Toyota já possui planos para o ‘vácuo’ deixado pelo Etios: a montadora começará a produzir em breve o Yaris Cross, novo SUV flex e híbrido (ou seja, funciona também à bateria).
Neste contexto, a fabricante anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão em suas fábricas em Porto Feliz e Sorocaba.
- Banco do Brasil (BBAS3) vai pagar uma bolada bilionária: Vale a pena apostar nas ações agora e aproveitar os proventos? Saiba mais no Giro do Mercado desta quinta-feira (10), é só clicar aqui para assistir. Não deixe de se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
SUV Yaris Cross híbrido seria o híbrido mais barato do Brasil
O Yaris Cross começa ser comercializado primeiramente nos mercados asiáticos, mas já é confirmado que o modelo aterrissará por aqui em 2024.
Na Indonésia, o mercado escolhido pela Toyota para estrear o SUV, há cinco configurações diferentes para o modelo, sendo três à combustão flex e duas híbridas. Os modelos de entrada para o Yaris Cross na Indonésia partem de 351 milhões de rúpias, algo equivalente a R$ 114 mil na conversão direta da moeda.
Assim, o Yaris Cross pode chegar ao Brasil custando muito menos que o Corolla Cross nacional, que parte de R$ 160.690.
O possível preço da versão híbrida do Yaris Cross também chama atenção. Considerando a conversão direta do preço do mercado asiático, a configuração elétrica poderá sair por volta de R$ 140 mil. Se assim for, o SUV chega para ser o híbrido mais barato do Brasil.
A promessa de bons preços para o Yaris Cross no Brasil, porém, pode esbarrar na grande presença de equipamentos internos do veículo.
O veículo conta, por exemplo, com uma tela de 10,1 polegadas do tipo flutuante e suporta conexão sem fio de Apple CarPlay e Android Auto, além de operar diversos outros aplicativos compatíveis com smartphones.
Os modelos de entrada possuem uma variante apenas flex do motor 1.5 2NR-VBE , uma ‘herança’ do 2NR-FBE usada por anos pelas famílias Etios e Yaris nacionais. A potência deve ficar em 106 cv com gasolina (a 6.200 rpm) e o torque, em 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, os dados podem chegar a 111 cv e 15 kgfm, respectivamente.