Empresas

TotalEnergies e Estado do Rio assinam memorando para projetos de eólicas marítimas

26 maio 2023, 20:33 - atualizado em 26 maio 2023, 20:33
TotalEnergies
A TotalEnergies destacou que avalia áreas desde o ano passado para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore (Imagem: REUTERS/David Gray)

A francesa TotalEnergies e o governo do Rio de Janeiro assinaram um memorando de entendimentos que visa colaborar com o desenvolvimento de indústria de geração eólica offshore (marítima) no Estado fluminense, disse a companhia em comunicado nesta sexta-feira.

Com duração de dois anos, o acordo contempla a colaboração da empresa para os estudos relacionados aos incentivos fiscais, tributários e a expansão do sistema do GRID para futuros projetos.

A TotalEnergies destacou que avalia áreas desde o ano passado para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore.

No final de 2022, a empresa também assinou um memorando com a Prumo Logística, holding controlada pelo EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, para estudos que visam a instalação de bases de apoio logístico no Açu para apoiar projetos eólicos que venham a ser desenvolvidos pela TotalEnergies.

O Brasil começou a olhar para a geração eólica no mar nos últimos anos, em meio ao fortalecimento da agenda de transição energética, mas os empreendimentos locais ainda carecem de definições, principalmente regulatórias, para sair do papel.