CryptoTimes

Tornado Cash, misturador cripto sancionado pelos EUA, está de volta ao GitHub

23 set 2022, 11:58 - atualizado em 23 set 2022, 12:11
Tornado Cash
O código de Tornado Cash está disponível no GitHub somente no modo leitura. (Imagem: Unsplash/Espen Bierud)

Protocolo misturador de transações cripto, Tornado Cash está de volta ao site de hospedagem de códigos de softwares, GitHub.

Em agosto, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou Tornado Cash, que permite o envio e recebimento anônimo de criptomoedas. Após a decisão, cidadãos americanos estão proibidos de interagir com Tornado Cash, que também dificulta o rastreamento de criptoativos.

Logo após o comunicado do Departamento do Tesouro, GitHub removeu o código do misturador cripto do site. No entanto, desenvolvedores da Ethereum (ETH) descobriram que o código original de Tornado Cash está de volta ao site, segundo Decrypt.

O retorno do código ao GitHub aconteceu após o Tesouro americano ter esclarecido que as sanções contra Tornado Cash não se aplicavam à possibilidade de as pessoas compartilharem e lerem o código do protocolo.

“Cidadãos americanos não são proibidos pelas regulamentações de sanções dos Estados Unidos de copiar o código aberto e torná-lo disponível online para outros visualizarem, bem como debaterem, ensinando sobre ou incluindo o código em publicações escritas”, aponta uma publicação oficial do Tesouro americano, datada de 13 de setembro.

Tornado Cash: Desenvolvedores e família
protestam contra prisão de desenvolvedor

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tornado Cash de volta, mas não 100%

Após o esclarecimento, GitHub modificou o banimento em relação a Tornado Cash, apesar de o site não ter reinstalado o código em sua completa funcionalidade.

Atualmente, ele permanece somente no modo leitura, então usuários podem abrir e ler o código, mas este não pode ser modificado nem implementado pela plataforma.

Lançado em 2019, Tornado Cash foi configurado como uma ferramenta com foco em privacidade, para blindar as atividades financeiras visíveis para qualquer um em um blockchain público, como Ethereum.

No entanto, o protocolo se tornou uma ferramenta também usada por cibercriminosos para ofuscar atividades de transação de ativos ligados a atividades ilegais e fundos adquiridos em hacks de finanças descentralizadas (DeFi).

*Com informações de Decrypt

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblock@moneytimes.com.br