Tornado Cash, ferramenta de “mixer” da Ethereum, finaliza etapa essencial
Tornado Cash, “mixer” baseado na Ethereum que usa provas de conhecimento-zero (ZKPs, na sigla em inglês), completou sua “cerimônia de configuração confiável”, dando um passo a mais para se tornar “completamente sem confiança (“trustless”).
O serviço não custodial usa a tecnologia zk-SNARK (“argumento de conhecimento sucinto não interativos de conhecimento-zero”) e recamadas externas para esconder a associação entre o endereço de um remetente e o endereço do destinatário, possibilitando que usuários saquem fundos de forma anônima.
Sistemas que usam zk-SNARKS exigem uma configuração confiável, um processo elaborado que depende da computação multiparte para gerar um par essencial de chaves criptográficas.
Configurações confiáveis são vulneráveis a manipulação, mas um invasor teria que comprometer cada participante para prejudicar as garantias de privacidade do sistema. Então, na teoria, quanto maior for o número de participantes, mais seguro será o processo.
Até agora, as cerimônias de configuração confiável mais famosas no universo cripto foram as do Zcash. Em outubro de 2016, Zcash criou seu primeiro conjunto de “parâmetros públicos” em uma cerimônia com seis participantes.
Depois, em 2018, realizou uma outra cerimônia como parte de sua atualização Sapling, com 87 participantes. A equipe do Tornado Cash afirma que sua configuração teve um total de 1.114 “contribuições”, tornando-a, “de longe, na maior” cerimônia até agora.
Tornado Cash está disponível desde agosto de 2019. Em versões anteriores, os participantes na configuração confiável foram os únicos membros do projeto.
Em março, a equipe do The Block Research relatou que o mixer já havia processado US$ 4,4 milhões em depósitos.
Agora que a configuração confiável foi finalizada, a equipe de desenvolvimento planeja “assegurar que tudo funcione conforme o planejado” antes de acrescentar os toques finais ao sistema “para que ninguém consiga modificá-lo”, de acordo com uma publicação.