Tóquio vai implementar sistema de pontuação e moeda digital
A emissora NHK relatou que o Governo Metropolitano de Tóquio decidiu, em uma apólice, que vai implementar seu próprio sistema de pontuação de fidelidade chamado de moeda Tokyo YUA.
Espera-se que o teste seja realizado entre janeiro e fevereiro, com foco nas regiões de Otemachi, Marunouchi e Yurakucho paralelas ao sistema de ferrovias de Tóquio. O governo também considera a emissão de uma moeda digital independente no futuro próximo.
A iniciativa do sistema de pontuação deseja promover a mudança para uma sociedade “sem dinheiro” e atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs, na sigla em inglês) da ONU.
As moedas Tokyo YUA vão ser fornecidas às pessoas que realizarem pagamentos sem dinheiro para gastos ligados à contribuição com os SDGs em seu dia a dia.
Dentre essas medidas, estão o deslocamento para o trabalho fora do horário de pico, para aliviar o congestionamento durante a correria da manhã e do fim de tarde, o uso de suas próprias sacolas ecológicas durante as compras e a redução no desperdício de plástico.
Alinhadas com a taxa de consumo aumentando de 8% para 10% no Japão, em outubro deste ano, operadores de pequenas e médias empresas estão apresentando medidas ao longo dos últimos nove meses.
Irão permitir que os sistemas de pontuação de fidelidade devolvam uma porcentagem da compra como pontos de fidelidade quando os clientes pagarem com cartões de crédito ou realizarem um pagamento digital.
Muitos clientes japoneses ainda pagam em dinheiro, e o propósito dessas medidas é tornar pagamentos sem dinheiro mais comuns enquanto oferecem um incentivo para os clientes.
A moeda Tokyo YUA pode ser considerada uma parte do movimento em direção aos pagamentos digitais ao encorajar ações que contribuem com os SDGs.