Alemanha

Tomados por temores de coronavírus, consumidores alemães guardam seus centavos

20 fev 2020, 8:54 - atualizado em 20 fev 2020, 8:54
Alemanha Europa Supermercados Consumo Consumidor Inflação
Sentimento do consumidor caiu para 9,8 pontos em fevereiro, ante 9,9 pontos no mês anterior (Imagem: Reuters/Ina Fassbender)

A moral dos consumidores alemães se deteriorou levemente em fevereiro, com o temor de que o surto de coronavírus na China piore a desaceleração da maior economia da Europa deixando os alemães menos dispostos a abrir suas carteiras, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

O instituto GfK, com sede em Nuremberg, disse que sua pesquisa com cerca de 2 mil alemães mostrou que o sentimento do consumidor caiu para 9,8 pontos em fevereiro, ante 9,9 pontos no mês anterior, em linha com uma pesquisa da Reuters.

“A disseminação do coronavírus, sem dúvida, contribuiu para a incerteza entre os consumidores”, disse o pesquisador do GfK Rolf Buerkl.

Um subíndice que mede as perspectivas de renda também caiu, mostrou a pesquisa. Os consumidores temem que o desemprego na Alemanha possa aumentar se o surto interromper seriamente a produção na China e impactar o fornecimento para a Alemanha, acrescentou Buerkl.

O clima entre os investidores alemães também se deteriorou em fevereiro, com a preocupação de que o surto de coronavírus possa prejudicar o comércio mundial, mostrou uma pesquisa realizada na terça-feira pelo instituto de pesquisas ZEW.

O GfK disse que a pesquisa foi realizada de 29 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020.