CryptoTimes

Tokenizadora irá oferecer ativos selecionados pelo sandbox da CVM

01 abr 2022, 16:54 - atualizado em 01 abr 2022, 17:44
Tokenizadora
O estágio atual é de cadastro dos investidores e emissores interessados em atuar na tokenizadora, que tem previsão de ser lançada no próximo mês. (Imagem: Freepik/upklyak)

A Vórtx QR Tokenizadora inicia nesta sexta-feira (01) a primeira fase da operação da exchange baseada em tokens selecionada pelo sandbox regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Este estágio da operação consiste no cadastro dos investidores e emissores interessados em atuar na tokenizadora, que tem previsão de ser lançada no próximo mês.

Para operar, o primeiro passo é abrir uma conta na Vórtx DTVM, que funciona como uma carteira digital que receberá os recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o projeto da tokenizadora?

A Vórtx QR Tokenizadora é uma joint venture entre a Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais, e a QR Capital, holding do setor de blockchain e criptoativos.

As empresas foram selecionadas em outubro do ano passado para desenvolver, no âmbito do sandbox regulatório da CVM, a primeira corretora baseada em tokens para o mercado de capitais.

A proposta do projeto é de ser uma evolução da infraestrutura para a digitalização da atividade de intermediação de ofertas públicas para valores mobiliários, como debêntures e cotas de fundos de investimento fechados, incorporando tecnologia blockchain para transações mais seguras, inteligentes e transparentes. 

A tokenizadora irá realizar a atividade de constituição e administração de mercado de balcão organizado de valores mobiliários, baseados na tecnologia de tokens e blockchain.

Doze emissores de ativos serão selecionados para participar do projeto. Serão prestados serviços de escrituração de debêntures, cotas de fundos de investimento fechados, cédulas e certificados de depósito de valores mobiliários. 

Para Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, os investidores que se cadastrarem na plataforma Vórtx DTVM darão o primeiro passo para participar de um dos projetos mais revolucionários de digitalização do mercado de capitais dos últimos anos.

“Esse produto é pura inovação e cria a possibilidade de simplificar transações extremamente burocráticas e de reduzir drasticamente os custos envolvidos. O processo de tokenização veio para ficar e vai mudar a forma que as pessoas fazem investimentos.”, comenta.

Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, diz acreditar que a parceria com a Vórtx no desenvolvimento da tokenizadora alinha-se com o esforço da holding de aproximação do mercado financeiro tradicional e o mercado de criptoativos.

“Com as dispensas regulatórias obtidas em caráter experimental no Sandbox da CVM pela Tokenizadora, faremos com que a emissão e distribuição de valores mobiliários seja mais ágil, barata, segura e eficiente, viabilizando projetos cada vez mais inovadores e necessários ao mercado tradicional”, completa. 

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.