CryptoTimes

Token do McDonald’s? Rede pode estar bem perto de lançar seu “McToken” no Metaverso

17 mar 2022, 16:59 - atualizado em 17 mar 2022, 16:59

 

A equipe do Crypto Times percebeu no site Etherscan um novo contrato de token chamado “McDonald ‘s Metaverse”. (Imagem: Reuters/Jason Lee/File Photo)

No início de fevereiro, o McDonalds apresentou vários pedidos de marca registrada para criar espaços virtuais e vender ativos digitais em mundos virtuais. A informação foi repassada pelo advogado de marcas e fundador da Gerben Intellectual Property, Josh Gerben, no Twitter.

Entretanto, a rede de fast foods pode estar perto de lançar seu próprio token. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investigação em Blockchain

Uma das características da blockchain é o semi-anonimato, ou seja, alguns dados como valores de tokens e endereços de carteiras são públicos enquanto dados pessoais permanecem privados.

A consulta em exploradores de blocos em uma rede de contratos inteligentes permite que o usuário saiba parcialmente o que acontece nela.

Todas as movimentações na rede, como transações e criações de novos tokens, são gravadas na blockchain e podem ser publicamente consultadas.

A equipe do Crypto Times percebeu no site Etherscan um novo contrato de token que surgiu há menos de um mês atrás, chamado “McDonald ‘s Metaverse”.

Em uma busca feita pelo contrato do token, que é o “0x4b4d206dc79c4a9c5a7e20787dd63648eb7fa8c1” foram achadas algumas informações interessantes.

Foram criados 100.000.000.000.000 desses tokens, e atualmente existem 469 carteiras que o possuem. É um token ERC-20, ou seja, um criptoativo fungível na rede da Ethereum.

Já existem 6.679 transações feitas com esse criptoativo na rede, e a grande maioria é injetando liquidez em algum endereço.

Fonte: Etherscan

Surge o McToken?

O token em questão foi criado há 24 dias atrás, por meio de uma piscina de liquidez na corretora descentralizada UniSwap.

A função de uma piscina de liquidez é, como o próprio nome diz, criar uma “piscina” com uma grande quantidade de um certo criptoativo dentro para que exista uma oferta necessária que cumpra a demanda do mercado.

Carteiras importantes fizeram retiradas desses tokens de dentro dessa piscina de liquidez. Uma dessas sendo a do próprio fundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin (vitalik.eth):

Fonte: Etherscan

Após isso, houve diversas outras retiradas de endereços com nomes de corretoras criptos grandes, como Coinbase e Binance.

Conforme dito anteriormente acerca do semi-anonimato, não é possível checar a veracidade dessas carteiras.

Mas uma possibilidade é que sejam endereços de custódia dessas grandes corretoras, para que posteriormente, elas vendam o token em suas plataformas.

Fonte: Etherscan

Atualmente, a piscina de liquidez que continha o token está vazia. Todos os criptoativos que estavam nela foram retirados em grandes movimentações.

Carteiras famosas como a de Neymar Junior, que possui dois NFTs da coleção mais famosa da Ethereum Bored Ape Yatch Club, e o bilionário Gary Vee também retiraram grandes amontoados desse token.

Procurado pelo Crypto Times, o McDonald´s não havia se manifestado até a publicação desta matéria.