Política

Todos os sinais sugerem que a Rússia está prestes a invadir a Ucrânia, diz Blinken

20 fev 2022, 13:21 - atualizado em 20 fev 2022, 13:21
Antony Blinken
Blinken afirmou está mantida a reunião na próxima semana com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, desde que Moscou não avance com a invasão (Imagem: Andrew Harnik/Pool via Reuters)

Todos os sinais sugerem que a Rússia está prestes a invadir a Ucrânia, disse neste domingo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, prometendo que Washington usaria todas as oportunidades de diplomacia para dissuadir Moscou.

Em entrevista ao programa “Estado da União”, da emissora CNN, Blinken manteve a posição de Washington de que o impacto dissuasor das sanções seria perdido se elas fossem desencadeadas antes de uma invasão, apesar do apelo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, no sábado, para colocá-las em prática.

“Tudo o que estamos vendo sugere que isso é muito sério, que estamos à beira de uma invasão. Faremos tudo o que pudermos para tentar impedir isso antes que aconteça”, disse Blinken, acrescentando que o Ocidente está igualmente preparado, caso Moscou decida invadir.

“Até que os tanques estejam realmente rodando e os aviões estejam voando, vamos usar todas as oportunidades e cada minuto que temos para ver se a diplomacia ainda pode dissuadir o presidente (Vladimir) Putin de levar isso adiante”, disse.

Blinken afirmou está mantida a reunião na próxima semana com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, desde que Moscou não avance com a invasão.

O presidente Joe Biden também estava se preparado para um encontro com Putin “a qualquer momento, em qualquer formato, se isso puder ajudar a evitar uma guerra”, acrescentou Blinken.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar