Buenos Aires dá calote e afunda ainda mais títulos de dívida da Argentina
Os títulos de Buenos Aires aumentaram as perdas recentes nesta terça-feira, depois que o governo da província pediu prorrogação na amortização de mais de 250 milhões de dólares com vencimento no final deste mês, afetando também a dívida da Argentina.
A proposta para postergar o pagamento que vence dia 26 de janeiro deve ter o aceite de 75% dos credores, afirmou o ministro da Fazenda de Buenos Aires, Pablo López, em entrevista à rádio La Red.
O pagamento da amortização que vence no fim do mês está vinculado ao título provincial 2021, que caiu 3 pontos e desde a semana passada despencou 18 pontos, de acordo com dados da Refinitiv.
“O propósito geral do proposto é liberar temporariamente a província (de Buenos Aires) de certas obrigações financeiras de curto prazo prorrogando até 1º de maio de 2020 a próxima data de pagamento do principal, originalmente estabelecido para 26 de janeiro de 2020”, disse o governo provincial em publicação em jornais argentinos.
A solicitação é analisada como um indicador sobre como o governo do presidente argentino, Alberto Fernández, que assumiu há pouco mais de um mês, vai gerenciar a renegociação da dívida soberana de mais de 100 bilhões de dólares.
Uma porta-voz do governo da província de Buenos Aires disse à Reuters que conversas com detentores de títulos já haviam ocorrido.
“Ainda não há uma resposta concreta. Mas há uma compreensão da situação difícil que a província enfrenta”, disse.