O Melhor do Seu Dinheiro

Tirando os bodes da sala do mercado: Teto da dívida nos EUA, derrocada da Americanas (AMER3), malha fina do IR 2023 e outros destaques do dia

02 jun 2023, 8:30 - atualizado em 02 jun 2023, 8:31
Macro, EUA, Joe Biden
O Congresso dos EUA espera o presidente Joe Biden sancionar o projeto de lei que suspende o teto até 1º de janeiro de 2025. (Imagem: REUTERS/Evelyn Hockstein)

Um bode numa sala já causa bastante transtorno. De um tempo para cá, entretanto, quem acompanha os mercados financeiros tem a impressão de se deparar com um ou mais bodes em cada sala que entrava.

Muitos desses caprinos rabugentos seguem por aí, incomodando, mas a virada de maio para junho parece ter tocado para longe alguns bodes que andavam perambulando pelo Brasil e pelo mundo.

Em Brasília, o bode da MP dos Ministérios dava a impressão de estar acorrentado a uma viga de concreto. Na última hora, porém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desacorrentou o bicho e manteve sua nova estrutura ministerial. Mas não sem perder alguns anéis no processo.

Em Washington, amarraram o bode na pilastra que sustentava um teto, o da dívida. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos projetava que ficaria sem dinheiro para cumprir seus compromissos a partir da próxima segunda-feira, 5 de junho.

Depois de muita negociação, o Congresso desatou o bode e agora espera apenas o presidente Joe Biden sancionar o projeto de lei que suspende o teto até 1º de janeiro de 2025.

Essas notícias mantêm os investidores otimistas nesta sexta-feira. No entanto, há outros bodes a serem removidos, entre eles os que vêm sustentando as taxas de juros em níveis elevados.

Por aqui, dados da indústria devem emergir como mais um argumento para que a Selic caia em breve. Nos Estados Unidos, o relatório mensal de emprego, conhecido como payroll, alimenta a expectativa de uma pausa na alta dos juros promovida pelo Federal Reserve (Fed).

Para ficar por dentro de como todos esses bodes mexem com seus investimentos, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

BAQUE
Americanas (AMER3): receita com vendas online despenca mais de 90% após recuperação judicial. 
O faturamento do canal digital foi de R$ 107,6 milhões em abril de 2023, contra R$ 1,2 bilhão registrados em dezembro de 2022, antes do processo de RJ.

MICKEY NO PLIM PLIM?
Globo e Disney se unem para produzir filmes brasileiros — e você poderá assisti-los no cinema. 
No total, serão produzidos quatro longa-metragens, com o lançamento de uma produção por ano. Entenda os detalhes do acordo. 

IR 2023
Caiu na malha fina do imposto de renda? Veja como regularizar a situação.
 Saiba o passo a passo para normalizar o seu estado junto à Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes.

O CARRO NOVO VEM AÍ
Haddad diz que Lula validou programa para automóveis. Saiba quando o carro mais barato será anunciado. 
O programa precisa ter o aval da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para ser encaminhado à Casa Civil.

SEXTOU COM O RUY
Chegou a hora de vender a renda fixa e migrar todo o seu patrimônio para as ações? 
Na análise do colunista Ruy Hungria, o mercado de ações dá sinais de retomada, dada a recuperação dos indicadores macroeconômicos e a possibilidade de corte de juros em breve.

Uma boa sexta-feira para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar