TikTok quer concorrer com Instagram e libera função de compra dentro do app
O TikTok disponibilizou, nesta terça-feira (12), uma função de compras dentro da plataforma. O TikTok Shop, como foi batizado, se assemelha ao modelo já utilizado pelo Instagram.
Conhecida como uma ditadora de tendências, a rede social decidiu incorporar no aplicativo mais uma funcionalidade para auxiliar seus usuários a adquirirem mais rápido os produtos de interesse.
- Vale a pena comprar Cosan (CSAN3)? Veja todos os destaques do Cosan Day no Giro do Mercado desta quarta-feira (13) e saiba se é hora de investir na empresa, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
A ideia foi impulsionada por um movimento grande de pessoas que são influenciadas a comprar coisas “por causa do TikTok”.
comprei a pastinha de sobrancelha e o gel tint da melu por causa do tiktok
— vitoinha (@bunequera) April 29, 2023
Comprei mais um livro por causa do tiktok
— Diana Reinheimer (@dianareinheimer) July 4, 2023
Meu shampoo acabou e comprei um da Siage pra testar por causa do cabeleireiro do tiktok, espero q seja bom
— ✨️ (@MaineMaiia) September 5, 2023
Por enquanto, a função só está disponível para os Estados Unidos.
Como vai funcionar?
No blog do site da plataforma, a empresa deu mais detalhes do que o TikTok Shop oferece:
- Vídeo In-Feed e compras ao vivo: será possível comprar produtos marcados diretamente de vídeos e LIVEs no feed “For You”.
- Vitrine de produtos: os usuários poderão navegar pelos blocos de produtos, ler as avaliações e comprar diretamente no perfil de uma marca favorita. As empresas podem selecionar coleções de produtos personalizados diretamente em sua página de perfil.
- Programa de afiliados: os criadores de conteúdo da plataforma vão poder se conectar com os vendedores por meio de novas oportunidades de marketing de produtos baseadas em comissões.
- Anúncios de loja: os novos anúncios de loja TikTok vão trazer mais oportunidades para os vendedores promoverem suas lojas para que os clientes possam descobrir e concluir compras, tudo dentro do aplicativo.
- Cumprido pela TikTok: uma nova solução de logística que permite que os comerciantes se concentrem em seus produtos enquanto a TikTok Shop armazena, seleciona, embala e depois envia os produtos dos vendedores aos clientes.
- Check-out seguro: o app trabalhará com plataformas de pagamento de terceiros confiáveis para facilitar as transações na TikTok Shop e garantir um processo de checkout seguro.
A empresa deixa claro que todas os produtos deverão aderir às políticas da TikTok Shop e às Diretrizes da Comunidade e que terão um controle rígido.
“Usamos uma combinação de tecnologia e moderação manual para aplicar nossas políticas e removeremos comerciantes e produtos que violam nossas regras. Não há linha de chegada quando se trata de proteger nossa comunidade, e fortaleceremos continuamente nossas políticas, processos e recursos”, explicam no blog.