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TikTok lança plataforma própria para promoção e distribuição de música

10 mar 2022, 13:18 - atualizado em 10 mar 2022, 13:18
TikTok
TikTok lança SoundOn, plataforma para promoção e distribuição de música (Imagem: Pixabay/SAM-RIZ44)

O TikTok lançou oficialmente sua plataforma para promoção e distribuição de músicas, a SoundOn, na última quarta-feira (09).

De acordo com o comunicado oficial, a SoundOn é “uma plataforma para promover os artistas e seus trabalhos, com a possibilidade de enviarem suas músicas diretamente para o TikTok e ganharem royalties”.

É possível também enviar as músicas para outras plataformas, como Apple Music, Spotify, e Deezer.

Os artistas que utilizarem o SoundOn terão acesso aa informações do público, conselhos de especialistas e suporte promocional com ajuda do marketing de criadores do TikTok.

@soundonbr Apresendando SoundOn, powered by TikTok. Inscreva-se agora de graça #soundon #soundonbr #music #tiktok ♬ som original – SoundOn Br

A rede social, que acumula mais de 1 bilhão de usuários, tem um grande impacto no desempenho de músicas, por conta dos desafios feitos no app, que podem levar uma música para o topo das paradas, como a Billboard.

“Nossas equipes SoundOn guiarão os criadores em sua jornada para o grande palco e darão vida à experiência e ao poder do TikTok para o artista. Estamos incrivelmente empolgados com a forma como isso surgirá e impulsionará novos talentos e como o SoundOn contribuirá para uma indústria musical global cada vez mais diversificada e crescente”, afirma Ole Obermann, Head Global de Música do TikTok.

A plataforma passou por um período Beta para testes e já foi oficialmente lançada no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Indonésia.

Experiência do SoundOn para o artista

Para utilizar a plataforma, não será cobrada taxa, e os royalties gerados pela reprodução no TikTok e Resso serão 100% repassados aos artistas por tempo indeterminado.

Os royalties gerados pela reprodução nas demais plataformas serão 100% repassados no primeiro ano e 90% nos anos seguintes.

Obermann destacou que “novos artistas e criadores musicais são uma comunidade vibrante dentro do TikTok e o SoundOn foi projetado para apoiá-los nos primeiros passos em suas carreiras.”

O site explica que, quando o artista lançar sua música através da plataforma, a equipe ativará diversos criadores para fazer vídeos com a faixa, o que, segundo o TikTok, “iráajudar a ampliar a base de fãs e alcançar novas comunidades que esses criadores fazem parte”.

“E se tudo correr bem, sua faixa pode até se tornar uma tendência viral no TikTok e no mundo afora!”, afirma.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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