Internacional

TikTok diz que acesso cairá domingo nos EUA sem garantias de Biden

18 jan 2025, 14:10 - atualizado em 18 jan 2025, 14:10
tiktok bytedance resultados empresas chinesas lucro
Decisão do tribunal por 9 a 0 coloca a plataforma de mídia social - e seus 170 milhões de usuários americanos - no limbo. (Imagem: facebook/ByteDance)

A TikTok alertou na sexta-feira que não haverá mais acesso ao aplicativo nos Estados Unidos no domingo, a menos que o governo do presidente norte-americano Joe Biden dê garantias a empresas como Apple e Google de que elas não enfrentarão ações de fiscalização quando a proibição entrar em vigor.

A declaração foi feita horas depois que a Suprema Corte confirmou uma lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos por motivos de segurança nacional, caso sua empresa controladora chinesa ByteDance não o venda, colocando o popular aplicativo de vídeos curtos no caminho certo para ficar sem sinal.

A decisão do tribunal por 9 a 0 coloca a plataforma de mídia social – e seus 170 milhões de usuários americanos – no limbo, e seu destino nas mãos de Donald Trump, que prometeu resgatar o TikTok após retornar à presidência na segunda-feira.

“A menos que o governo Biden forneça imediatamente uma declaração definitiva para satisfazer os provedores de serviços mais críticos, garantindo a não aplicação, infelizmente o TikTok será forçado a ficar às escuras em 19 de janeiro”, disse a empresa.

A Casa Branca não quis comentar.

A Apple, a Alphabet, o Google, a Oracle e outras empresas poderão enfrentar multas enormes se continuarem a fornecer serviços ao TikTok depois que a proibição entrar em vigor.

A lei foi aprovada por uma esmagadora maioria bipartidária no Congresso no ano passado e assinada por Biden, embora um coro crescente de parlamentares que votaram a favor dela esteja agora tentando manter o TikTok operando nos Estados Unidos.

O TikTok, a ByteDance e alguns dos usuários do aplicativo contestaram a lei, mas a Suprema Corte decidiu que ela não violava a proteção da Primeira Emenda da Constituição dos EUA contra a restrição da liberdade de expressão pelo governo, como eles haviam argumentado.

A ByteDance fez pouco para se desfazer do TikTok até o prazo de domingo estabelecido pela lei. Mas o desligamento do aplicativo pode ser breve. Trump, que em 2020 tentou banir o TikTok, disse que planeja tomar medidas para salvar o aplicativo.

“Minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso ter tempo para analisar a situação. Fiquem ligados!” Disse Trump em um post na mídia social.

O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, planeja comparecer à segunda posse de Trump na segunda-feira em Washington.

Trump disse que ele e o presidente chinês Xi Jinping discutiram o TikTok em uma ligação telefônica na sexta-feira.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar