BusinessTimes

TikTok arrisca seu charme ao ampliar tempo de vídeo para concorrer com o YouTube

02 mar 2022, 16:01 - atualizado em 02 mar 2022, 16:01
TikTok
TikTok anuncia ampliação de limite do tempo de vídeos para 10 minutos (Imagem: Pixabay/SAM-RIZ44)

O TikTok cresceu exponencialmente e já acumula mais de 1 bilhão de usuários em sua plataforma, atraídos pelos conteúdos rápidos, divertidos, challenges e trends que são característicos da rede social. Porém, o anúncio da ampliação do tempo limite de vídeo para 10 minutos é uma ação que pode arriscar o charme do aplicativo, na busca por concorrer com outra plataforma.

Em meados de 2010, o YouTube cresceu significativamente com canais de muitos criadores de conteúdo que estavam iniciando no universo da internet, conquistando milhões de inscritos e tornando a plataforma extremamente relevante, atraindo anunciantes e sendo rentável para os que ficaram conhecidos como youtubers.

Hoje, o comportamento do consumidor é diferente, e conteúdos mais rápidos são uma tendência em evolução, na qual o TikTok é especialista. Contudo, ainda assim, o YouTube segue com grande relevância. 

Isso porque no YouTube são buscados conteúdos como tutoriais, vlogs, entre outros que são mais detalhados e ricos em informações. Dessa forma, a decisão de ampliar o tempo de vídeo foi vista como uma ação do TikTok para competir com a concorrência, conquistar mais audiência e, consequentemente, mais anunciantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pontos importantes sobre a mudança 

Inicialmente, os vídeos no TikTok eram de 15 segundos, depois passou para 60 segundos, 3 minutos e, agora, 10 minutos. Apesar da mudança, não há uma garantia de que o público irá consumir da mesma forma conteúdos mais longos, dessa forma, será preciso esperar para ver. 

Ainda assim, é importante para criadores de conteúdo para marcas, influenciadores e até mesmo empresas que têm o TikTok como parte das estratégias de marketing se atentarem à novidade e testá-la para buscar extrair benefícios disso. 

É importante lembrar que conteúdos mais longos costumam ser mais densos, demandam muitas vezes roteiro, maior tempo de edição, produção, além de exigir uma outra abordagem para manter a atratividade e retenção do público. Tudo isso gera novos desafios para os produtores de conteúdo na plataforma. 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.