BusinessTimes

TikTok arrisca seu charme ao ampliar tempo de vídeo para concorrer com o YouTube

02 mar 2022, 16:01 - atualizado em 02 mar 2022, 16:01
TikTok
TikTok anuncia ampliação de limite do tempo de vídeos para 10 minutos (Imagem: Pixabay/SAM-RIZ44)

O TikTok cresceu exponencialmente e já acumula mais de 1 bilhão de usuários em sua plataforma, atraídos pelos conteúdos rápidos, divertidos, challenges e trends que são característicos da rede social. Porém, o anúncio da ampliação do tempo limite de vídeo para 10 minutos é uma ação que pode arriscar o charme do aplicativo, na busca por concorrer com outra plataforma.

Em meados de 2010, o YouTube cresceu significativamente com canais de muitos criadores de conteúdo que estavam iniciando no universo da internet, conquistando milhões de inscritos e tornando a plataforma extremamente relevante, atraindo anunciantes e sendo rentável para os que ficaram conhecidos como youtubers.

Hoje, o comportamento do consumidor é diferente, e conteúdos mais rápidos são uma tendência em evolução, na qual o TikTok é especialista. Contudo, ainda assim, o YouTube segue com grande relevância. 

Isso porque no YouTube são buscados conteúdos como tutoriais, vlogs, entre outros que são mais detalhados e ricos em informações. Dessa forma, a decisão de ampliar o tempo de vídeo foi vista como uma ação do TikTok para competir com a concorrência, conquistar mais audiência e, consequentemente, mais anunciantes.

Pontos importantes sobre a mudança 

Inicialmente, os vídeos no TikTok eram de 15 segundos, depois passou para 60 segundos, 3 minutos e, agora, 10 minutos. Apesar da mudança, não há uma garantia de que o público irá consumir da mesma forma conteúdos mais longos, dessa forma, será preciso esperar para ver. 

Ainda assim, é importante para criadores de conteúdo para marcas, influenciadores e até mesmo empresas que têm o TikTok como parte das estratégias de marketing se atentarem à novidade e testá-la para buscar extrair benefícios disso. 

É importante lembrar que conteúdos mais longos costumam ser mais densos, demandam muitas vezes roteiro, maior tempo de edição, produção, além de exigir uma outra abordagem para manter a atratividade e retenção do público. Tudo isso gera novos desafios para os produtores de conteúdo na plataforma. 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar