Opinião

Thiago Veras: dicas práticas para alcançar as suas metas de carreira em 2020

26 dez 2019, 14:41 - atualizado em 26 dez 2019, 14:41
“Muitas pessoas me perguntam como fazer um bom planejamento de carreira para o ano”, disse Veras (Imagem: Pixabay)

Por Thiago Veras, da Acta Holding 

Muitas pessoas me perguntam como fazer um bom planejamento de carreira para o ano.

Após alguns anos experimentando diferentes métodos, hoje uso um modelinho simples e poderoso. Menos é mais, é esse o lema sempre.

É um processo de cinco etapas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passo 1: estabeleça do que te importa cuidar

Uma dica importante nessa etapa é separar o joio do trigo. Afinal, a tendência de todo mundo aqui é estabelecer 14.564 coisas que importam, mas não podemos nos esquecer de que o tempo e os recursos são finitos, portanto seja realista e priorize aquilo que você realmente não quer soltar como objetivo em 2020.

Uma dica importante nessa etapa é separar o joio do trigo (Imagem: Pixabay)

Passo 2: para cuidar do que importa, defina quais conversas precisarão ser tidas

Quando temos muito claras as metas prioritárias, fica muito mais fácil definir quem serão as pessoas que estarão envolvidas para o alcance desses objetivos.

Um exemplo simples que talvez possa ajudar: quero emagrecer x quilos em 2020. Provavelmente você terá uma conversa com um nutricionista, nutrólogo, endócrino ou qualquer outro profissional que possa orientá-lo com um plano prático para o atingimento da meta.

Passo 3: assuma os compromissos de forma genuína

Arrisco-me a dizer que essa é a etapa-chave para o sucesso da meta.

Quantas vezes vocês estabeleceu metas, começou bem o plano, mas no meio do caminho se perdeu? Pela minha própria experiência, quase sempre a raiz do problema é a falta de comprometimento com o objetivo.

Quantas vezes vocês estabeleceu metas, começou bem o plano mas no meio do caminho se perdeu? (Pixabay)

Se você definiu bem do que importa cuidar, o compromisso será algo natural. Por isso, dedique tempo para as duas etapas iniciais do processo e seja realista. Lembre-se de que estar comprometido com a meta é consequência de uma priorização honesta dos inúmeros desejos e de boas conversas.

Passo 4: execute, execute, execute

Se conseguiu chegar até aqui, seguindo de forma consistente as etapas anteriores, estou certo de que esse passo será mamão com açúcar.

E qual a dica marota para essa fase?

Dedique tempo e persiga a excelência na execução. Uma analogia que pode ajudar é pensar a meta como uma maratona. O segredo é executar rigorosamente um plano para isso, que provavelmente deve incluir o cumprimento dos treinos, do plano alimentar, das horas de sono para uma boa recuperação, e assim por diante. Agora é só transpor o exemplo para a sua realidade.

Dedique tempo e persiga a excelência na execução (Imagem: Pixabay)

Passo 5: monitore e revise os resultados

Nem sempre o resultado é como a gente espera, não é mesmo? Se esse é o seu caso, não desanime. Revisite com atenção cada uma das etapas anteriores.

Algumas dicas de perguntas para o monitoramento e revisão dos resultados:

  • Eu realmente listei aquilo de que me importa cuidar?
  • Existe alguma conversa pendente? Ou será que fui claro nos meus pedidos?
  • Estou realmente comprometido? Ou alguém não está engajado comigo na meta?
  • Estou perseguindo obstinadamente o plano? Executando com excelência?

Espero que as dicas sejam úteis de alguma forma. Um lindo início de ano para todos nós e foco naquilo de que nos importa cuidar de fato.

Thiago Quaresma Veras
Sócio-diretor de recursos humanos na Acta holding. Formado em relações públicas pela ECA-USP, com especializações em Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, coaching e liderança generativa pela Newfield Network, no Chile, e mediação organizacional pelo Instituto Ecosocial. Anteriormente, passou pelas empresas Natura, Mercedes-Benz e Netshoes.
thiago.veras@moneytimes.com.br
Sócio-diretor de recursos humanos na Acta holding. Formado em relações públicas pela ECA-USP, com especializações em Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, coaching e liderança generativa pela Newfield Network, no Chile, e mediação organizacional pelo Instituto Ecosocial. Anteriormente, passou pelas empresas Natura, Mercedes-Benz e Netshoes.