Theresa May vence voto de confiança
A premiê britânica, Theresa May, sobreviveu a um voto de confiança em sua liderança (200 votaram a favor e 117 votaram contra). May disse aos deputados, contudo, que não irá se candidatar nas próximas eleições.
Ela precisava garantir pelo menos 159 votos dos deputados conservadores – metade do partido parlamentar mais um – para permanecer como líder.
Apesar da vitória, a avaliação é de que o resultado é ruim e mostra uma grande falta de apoio. Especulações sobre uma renúncia podem começar a ganhar força.
Hard work
Muitos críticos do governo de May viam uma possível traição frente a intenção de concretizar o Brexit, a medida que a primeira-ministra adiou a votação para a saída do Reino Unido da UE e destacou a cláusula que prevê uma união aduaneira provisória entre as regiões, para amenizar o efeito da saída, além da salvaguarda com o intuito de evitar uma fronteira entre as duas Irlandas.
Permanecendo de seu lado, Jeremy Hunt, ministro das Relações Exteriores, declarou em seu Twitter que May realiza “atualmente o trabalho mais difícil” e que “a última coisa que o país precisaria era um processo (interno) longo e prejudicial”.