The Money Office: Quer uma dica? Vá para o interior e compre uma casa
Eu já mostrei aqui um fenômeno global, durante esta pandemia do coronavírus, que foi a maior procura por imóveis em regiões distantes das capitais. Um tipo de “caipirização” imobiliária. Esta tendência, de ida ao interior, também acontece por aqui.
Uma análise comparativa dos 100 maiores municípios brasileiros, em 2021, revela que são as cidades do interior do País que estão dando um show nos quesitos de educação, saúde, segurança e saneamento.
O relatório Desafios da Gestão Municipal de 2021, da consultoria Macro Plan, aponta que, das cinco primeiras colocadas, nenhuma é uma capital.
“A maior parte dessas cidades consegue manter a variedade na oferta de empregos e estrutura, sem os problemas acentuados pelos grandes centros populacionais. Como forma de comparativo, a capital São Paulo está na 72ª posição desse mesmo ranking, atrás de cidades como Piracicaba e São José dos Campos”, explica a Diretora Educacional da área de Educação Básica do Grupo Marista, Márcia Maria Rosa.
IDGM 2021 – Ranking geral | Top 5
“As pessoas estão buscando alternativas para convivência em família, sem grande aglomeração, ocupando imóveis com mais espaços de lazer, o que o interior tem em abundância para oferecer, com valor mais acessível”, ressalta Maria Rosa.