The Money Office: Os influencers não pensam na sua aposentadoria, aponta pesquisa
Os influenciadores digitais que falam sobre investimentos não pensam no longo prazo dos seus seguidores. É o que aponta uma pesquisa feita pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que acompanhou 266 influenciadores que abordam temas relacionados a assuntos financeiros nas redes sociais (Instagram, Twitter, YouTube e Facebook).
Segundo o levantamento, dentre 270,7 mil publicações feitas entre janeiro e julho, apenas 1.011 trataram do assunto aposentadoria, ou 0,37% do total.
Foram apenas 1.011 publicações sobre temas relacionados à previdência e à aposentadoria, como FGTS, INSS, seguro privado, VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) ou PGBL (Plano Garantidor de Benefícios Livres).
Para efeito comparativo, foram 4.482 posts sobre renda fixa (Selic, poupança e Tesouro Direto) no mesmo período.
“Apesar de metade dos influenciadores tratarem do assunto em algum momento, o número de publicações ainda é baixo. Isso mostra que a previdência é um tema com grande potencial para ser explorado nas redes sociais”, comenta Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima.