Economia

The Money Office: Como vai o seu espírito animal? Nos EUA ele está no campo negativo

13 out 2021, 17:57 - atualizado em 13 out 2021, 17:57

O índice que mede o “Espírito Animal” dos EUA, produzido pelo Wells Fargo, entrou em território negativo pela primeira vez desde fevereiro, revela um relatório divulgado nesta quarta-feira (13).

De uma maneira geral, uma leitura acima de zero indica otimismo, enquanto abaixo sugere pessimismo.

Os números atuais apontam que a confiança sobre a recuperação em andamento azedou significativamente nas últimas semanas.

“Além disso, a queda do ASI em setembro foi ampla, com quatro dos cinco componentes do ASI contribuindo negativamente no mês”, explica o banco.

O indicador compila dados de cinco variáveis: O índice S&P 500, o índice de confiança do consumidor do Conference Board, a diferença entre os juros dos Treasuries (de 10 anos) e a taxa de juro atual dos EUA, o Vix (índice do medo) e o índice de incerteza sobre a política econômica.

“Embora a queda de setembro abaixo de zero possa ser isolada, a contínua fraqueza no sentimento certamente merece atenção, já que períodos prolongados abaixo de zero estão associados ao fraco crescimento econômico”, explica o time de economistas liderado por
Jay H. Bryson.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.