Finanças Pessoais

Teve celular ou cartão roubados? Veja o que fazer e quais são seus direitos

05 maio 2024, 9:00 - atualizado em 03 maio 2024, 17:52
celular
Aplicativo Celular Seguro é voltado para casos de furtos, perdas e outros (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

Ontem ocorreu o show gratuito da cantora Madonna na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Apesar do momento de festividade, furtos são comuns em situações de aglomeração — a prefeitura da cidade estimou 1,5 milhão de pessoas no evento.

Se apesar de medidas de segurança, você foi vítima de furto ou roubo durante o show, confira quais são os procedimentos necessários. Vale lembrar que as medidas também são válidas para qualquer situação de perda do celular ou cartão de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Celular ou cartão roubado: o que fazer?

Celular

Ao ter o celular roubado, entre na sua conta do Google ou Apple para bloquear o aparelho. Caso você tenha o aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo no final do ano passado, também pode solicitar o bloqueio por lá.

Feito isso, é importante entrar em contato com o seu banco para informar o roubo. Dessa forma, a instituição pode monitorar movimentações suspeitas na sua conta e estornar o valor de compras feitas após o roubo. Por fim, faça um boletim de ocorrência.

Confira as instruções indicadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para utilização do site do Celular Seguro. O acionamento pode ser feito tanto pela vítima quanto por uma pessoa de segurança cadastrada.

Passo 1: Adicionar uma Pessoa de Confiança

  • Acesse a opção “Cadastrar Pessoas de Confiança”.
  • Selecione “Cadastrar Contato”.
  • Insira os seguintes dados: Nome, CPF, Telefone e E-mail.
  • Após este procedimento, sua pessoa de confiança estará habilitada a emitir um alerta em seu nome em caso de ocorrência com seu dispositivo.

Passo 2: Registrar Celulares de Sua Posse

  • Acesse “Registrar Telefone”.
  • Selecione “Cadastrar Telefone”.
  • Insira os seguintes dados: Marca, Modelo, Número de Série (opcional), Pessoa de Confiança (opcional), Operadora, Telefone e IMEI (opcional).
  • Clique no botão “Cadastrar”.
  • Vale destacar que, para que o sistema de bloqueio funcione adequadamente, é preciso que a linha telefônica esteja vinculada ao CPF.

Passo 3: Registrar Ocorrências

  • Informe a data da ocorrência.
  • Especifique o tipo de ocorrência (roubo, furto, perda ou outros).
  • Indique o horário em que a ocorrência ocorreu.
  • Clique no botão “Emitir” para registrar a ocorrência.

Cartão de crédito

Assim que sentir falta do cartão, entre em contato com o banco para pedir o bloqueio e cancelamento do mesmo. Importante lembrar de de pedir ao atendente um comprovante da solicitação de bloqueio, assim fica fica mais fácil contestar eventuais compras feitas com o cartão.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem uma lista com os números de atendimento das instituições financeiras aqui.

Caso ele seja de aproximação, peça também para que a função seja desativada ou faça isso pelo aplicativo do banco. As compras feitas após o roubo do cartão devem ter o valor estornado.

Depois disso, faça um boletim de ocorrência. A polícia já permite fazer o BO de forma online, em casos de furtos. Encaminhe cópias do boletim para o banco e também para o SPC e a Serasa.