Tesouro trabalha coordenado com BC e atuará se julgar necessário, diz novo secretário
O novo secretário do Tesouro, Paulo Valle, afirmou nesta sexta-feira que o órgão trabalha bastante coordenado com o Banco Central e atuará se julgar necessário.
“Se for necessário o Tesouro atuará e como sempre em conjunto com BC”, disse ele em coletiva de imprensa, sua primeira no cargo.
Valle avaliou que a atual volatilidade no mercado de juros é devido à incerteza criada com a votação da PEC dos Precatórios. A expectativa é que assim que a versão final do texto seja definida as expectativas voltem a ficar ancoradas, complementou.
O secretário também buscou destacar que a estratégia do Tesouro Nacional não se restringe à atuação mais direta.
“A estratégia do Tesouro não é simplesmente atuar no mercado. Sempre que tem volatilidade o primeiro ajuste é na oferta, a gente diminui oferta dos títulos, principalmente aqueles títulos mais pressionados. E, no limite, às vezes a gente é obrigado a intervir fazendo inclusive recompra de papel”, afirmou ele.
Valle pontuou que o Tesouro já vem diminuindo a oferta de títulos prefixados, ofertando mais pós-fixados. Sob seu comando, a ideia é o Tesouro seguir na mesma toada, sinalizou Valle.