Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Tesouro Direto: o que muda com a queda do spread?

29/07/2019 - 9:43

Por Leonardo Covello

Você já parou para pensar se os Bancos e Corretoras que dizem ter taxa zero para aplicações estão contando a história toda? A instituição pode até não cobrar um valor diretamente, mas e as taxas atreladas a cada produto?

Nesse texto, vamos falar sobre Tesouro Direto e as recentes mudanças que essa modalidade de investimentos vem sofrendo, além de alternativas para essa opção.

Custos do Tesouro Direto

Os investimentos realizados diretamente pelo programa do Tesouro Direto custam ao menos 0,25% ao ano, taxa de custódia cobrada pela B3, a Bolsa de Valores brasileira. Além disso, durante a venda antecipada (antes do vencimento) de papéis do Tesouro, há incidência do chamado “Spread do Tesouro”, valor que mudou recentemente de 0,04% para 0,01% ao ano.

Além das taxas citadas acima, vale mencionar que alguns bancos e corretoras ainda podem cobrar taxas extras pela custódia, pelos serviços de intermediária, etc.

Inconformados com a impossibilidade de aplicar no Tesouro Direto de maneira verdadeiramente gratuita, o BTG Pactual digital decidiu encontrar uma forma de cortar totalmente a necessidade de pagar qualquer tipo de tarifa.

Foi frente a esse desconforto que uma modalidade do Tesouro Direto, o Tesouro SELIC passou a ser acessado através de um fundo de investimentos, o Fundo Tesouro Selic Simples (BTG PACTUAL DIGITAL TESOURO SELIC S FI RF), com taxa de administração totalmente zerada.  Pela primeira vez, uma instituição financeira pode declarar de maneira 100% verdadeira que oferece investimentos no Tesouro Direto com custo zero.

Conte com a assessoria do BTG Pactual Digital e conheça essa e outras opções seguras e rentáveis na hora investir seu dinheiro. Abra sua conta!

Queda do Spread Bancário

Como falado anteriormente, o spread bancário é justamente a diferença de taxas praticadas entre a compra e a venda de um determinado papel do Tesouro Direto (Tesouro Selic, Tesouro IPCA, ou Tesouro Prefixado), caso a operação seja realizada antes do vencimento o título.

No caso do programa do Tesouro Selic, no momento do resgate antecipado, os papéis pós-fixados eram vendidos a um preço, mas recomprados com um desconto de 0,04%, ainda que apenas sobre os rendimentos. O spread era de 0,04% e agora é de apenas 0,01% ao ano, isso tornou o produto mais interessante, e ainda mais distante da poupança.

É de suma importância considerar o spread do Tesouro Direto nos investimentos, uma vez que ele possui impacto na rentabilidade do título.

Contudo, é preciso considerar que existe um produto que consegue fugir do spread de 0,01% ao ano e da taxa de custódia da B3 de 0,25% ao ano, além de eventuais sobretaxas das Instituições Financeiras. Esse produto é o Fundo BTG Pactual Tesouro Selic Simples.

Custos menores geram receitas maiores, e esse é o objetivo do fundo BTG PACTUAL DIGITAL TESOURO SELIC S FI RF. Produto composto totalmente por papéis do Tesouro Direto Selic (LFT) garantidos pelo Tesouro Nacional.

Vantagens do Fundo Tesouro Selic Simples frente ao Tesouro Direto

• Menos burocracia envolvida comparada com a compra de títulos via plataforma do programa do Tesouro ou instituições financeiras.

• Menores gastos, logo maior retorno. O investidor não paga mais taxa de custódia de 0,25% ao ano sobre o valor dos títulos adquiridos cobrada pela B3, nem o spreadem um eventual resgate antecipado, nem uma eventual sobretaxa das Instituições Financeiras.

• O fundo conta com liquidez diária (D+0) – o que não acontece com as aplicações realizadas pelo investidor pessoa física no Tesouro Direto. Com o Fundo Tesouro Selic Simples, caso o resgate seja solicitado até as 15h30 o dinheiro é disponibilizado no mesmo dia.

• Fundo pensado para a reserva de emergência. Todo investidor deve, antes de qualquer investimento, montar a sua .  Que deve ser feita em uma opção conservadora, e que possa ser resgatada imediatamente.

Frente aos pontos levantados, cabe a cada investir ponderar os prós e contras das duas modalidades e entender qual é o investimento ideal para suas necessidades.

Saiba mais detalhes sobre o Fundo Tesouro Selic Simples e abra sua conta no BTG Pactual digital.