Renda Fixa

Tesouro Direto mais indicado para investir antes e depois da decisão do Copom

20 set 2022, 12:19 - atualizado em 20 set 2022, 14:09
Tesouro Direto
Saiba como lucrar na marcação a mercado no Tesouro Direto com a recomendação de investimento feita pelo Santander. (Imagem: Shuttertstock)

O mercado está de olho na decisão de política monetária do Copom (Comitê de Política Monetária) nesta Super Quarta. Nesse contexto, a escolha de investimento no Tesouro Direto ganha mais relevância.

No Brasil, o ciclo de alta de juros executado pelo Banco Central com o objetivo de controlar inflação parece estar caminhando para o fim, o que abre oportunidade de investimento em títulos públicos indexados ao IPCA na banda intermediária.

O Santander projeta que a taxa Selic seja mantida em 13,75% ao ano, com manutenção desse patamar até junho de 2023 e convergência para o nível estrutural de 7% apenas em 2025.

O banco recomenda a compra do Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035, que fornece proteção ao poder compra do consumidor, mas com um alongamento tático de duration do título de renda fixa indicado.

“Se os ventos domésticos se provarem favoráveis para os ativos de risco, podemos ver um menor prêmio de risco para os títulos públicos indexados ao IPCA, favorecendo a marcação a mercado dos mesmos”, afirma Ricardo Peretti, estrategista de investimentos para pessoa física do Santander.

Trade na renda fixa

A marcação a mercado faz parte dos investimentos de renda fixa e faz com que o investidor possa ganhar ou perder dinheiro, caso o mesmo decida antecipar a venda do título antes do prazo combinado na compra.

No caso da recomendação de compra feita pelo Santander, aplicar no Tesouro IPCA+ 2035 é atrativo justamente pela perspectiva de queda dos juros reais.

Na renda fixa, quando a taxa de rentabilidade cai ao mesmo tempo o preço dos título sobe.

Caso o investidor realize a venda antecipada, ele tem boas chances de obter ágio na operação sem ter que carregar o título até o vencimento em 2035.

Contudo, o cenário base do Santander conta com as seguintes premissas para que a estratégia no Tesouro Direto seja bem sucedida:

A recomendação do Santander tem como referência superar o índice IMA-B a médio e longo prazo, que se refere refere aos preços dos ativos que formam uma carteira de títulos públicos indexados pelo IPCA.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar