Tesla supera GM em valor de mercado pela primeira vez
A fabricante de automóveis elétricos Tesla ultrapassou ontem a General Motors, em valor de mercado, tornando-se a maior montadora norte-americana pela primeira vez. No início do pregão, o valor da Tesla alcançou US$ 51,56 bilhões, enquanto o da GM – a maior fabricante americana de automóveis em volume de vendas – era de US$ 50,26 bilhões. A GM se recuperou ao longo do dia e fechou o pregão com valor de mercado de US$ 51,18 bilhões, enquanto a Tesla encerrou com valor de US$ 50,95 bilhões.
Ainda assim, os valores continuam próximos, apesar de a Tesla ser uma novata perto da GM. A GM fabricou 10 milhões de carros e teve receita superior a US$ 166 bilhões em 2016, enquanto a Tesla vendeu apenas 84 mil unidades e teve um volume de negócios de US$ 7 bilhões. A primeira tem uma fatia de 17% do mercado norte-americano, enquanto a segunda soma apenas 0,2%.
A Tesla conseguiu o feito apenas uma semana após superar outra montadora norte-americana, a Ford. Ela encerrou o pregão de ontem avaliada em US$ 44,8 bilhões.
Razões
Para analistas, a virada da Tesla sobre as montadoras tradicionais – pelo menos na visão dos investidores – é sinal que o mercado está apostando em seu potencial futuro.
A empresa fabrica carros elétricos e parcialmente autônomos, duas tecnologias que devem revolucionar o segmento automotivo nos próximos anos. “A Tesla é uma grande interrogação”, diz o diretor da consultoria Roland Berger para o Brasil, Rodrigo Custódio. “As pessoas estão começando a entender a empresa, e o medo de apostar nela começa a diminuir.”
A Tesla ganhou impulso na semana passada, após anunciar um recorde de 25 mil veículos entregues no primeiro trimestre de 2017 – enquanto isso, Ford e GM anunciaram previsão de queda nas vendas para 2017 e lucro abaixo do esperado. Outro motivo que favorece a Tesla é a aposta de vários países nos carros elétricos. A Holanda, por exemplo, pretende fabricar, a partir de 2020, apenas carros movidos a eletricidade. “A Tesla é a única empresa totalmente alinhada com as novas demandas da sociedade”, afirma Custódio.
Briga
Para reverter o quadro, segundo analistas, as montadoras precisam investir mais em tecnologia, como sensores autônomos e software de condução mais aprimorado. Para Mark Ramsey, diretor de pesquisas da Gartner, é um desafio e tanto.
“Não é fácil para as grandes fabricantes se transformarem”, diz. “Elas precisam começar a adotar todas os itens inovadores que a Tesla tem em seus carros.” Os analistas não fazem previsões sobre o futuro da Tesla ou se o seu valor de mercado continuará a crescer. “Ninguém sabe se é algo pontual ou contínuo”, diz Ramsey. “A Tesla é uma empresa imprevisível.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(Por Matheus Mans)