Tesla pede que governo chinês garanta energia a fornecedores
Tesla Inc. e SAIC Motor Corp. disseram ao governo de Xangai que podem ter dificuldade em manter a produção se a crise de energia em Sichuan continuar afetando os fornecedores, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Autoridades da cidade perguntaram à província do sudoeste se poderia ser priorizado o fornecimento de eletricidade aos fornecedores das montadoras.
As duas empresas informaram às autoridades em Xangai que partes importantes de suas cadeias de suprimentos podem ser afetadas pelos cortes de energia em Sichuan, que está passando por sua pior seca já registrada.
A Comissão Municipal de Economia e Informação de Xangai entrou em contato com o governo em Sichuan em um documento que posteriormente circulou nas mídias sociais chinesas.
De acordo com o documento, o governo de Xangai pediu que seja estendido o fornecimento de eletricidade para 16 fornecedores de auto-peças com sede em Sichuan – incluindo a Chengdu Yinli Car Parts, a única empresa mencionada no documento.
A Tesla está em coordenação com os governos de Xangai e Sichuan para garantir que seus fornecedores em Sichuan tenham amplo fornecimento de energia, disseram as pessoas, acrescentando que as montadoras ainda não viram nenhum atraso na produção.
Um representante da Tesla na China não quis comentar. Um porta-voz da SAIC, uma das maiores montadoras estatais da China, disse via WeChat que a empresa está “em coordenação ativa com o governo local de Sichuan” e trabalhando para reduzir qualquer impacto da crise de energia.
A ideia de que os fornecedores da Tesla e da SAIC possam ser priorizados enquanto a população sofre com o calor intenso provocou uma reação nas mídias sociais chinesas, com pessoas chamando o governo de Xangai e suas entidades de egoístas e arrogantes.
“A vida das pessoas em Sichuan parece menos importante do que a Tesla”, dizia um post.
Outro disse: “É demais. Estamos precisando desesperadamente de energia elétrica. Treze pessoas foram hospitalizadas ontem por insolação”.
Sichuan é uma das províncias mais populosas da China e é altamente dependente de energia hidrelétrica, tornando-a particularmente vulnerável à onda de calor e seca que está aumentando a demanda de ar-condicionado e secando os reservatórios das hidrelétricas.
A Toyota Motor Corp. e a chinesa Contemporary Amperex Technology Co., maior fabricante de baterias do mundo, fecharam fábricas em Sichuan, com a montadora japonesa fechando uma fábrica na capital provincial de Chengdu e a CATL interrompendo a atividade em sua principal base de baterias de lítio em Yibin. Ambas as suspensões devem durar até 20 de agosto.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!