Tesla lança carro elétrico feito na China a preço de importado; foco em expansão na Ásia
A montadora americana informou na sexta-feira que o preço dos veículos produzidos na China começará em US$ 50.000 — só 3% menos que o custo atual dos importados mais básicos da marca.
A empresa decidiu incluir o software de assistência ao motorista Autopilot em todos os carros novos. As variações sem Autopilot serão gradualmente tiradas de circulação na China.
Os primeiros Tesla produzidos fora dos EUA fazem parte dos esforços do CEO Elon Musk de expansão na Ásia e enfrentarão startups locais de veículos elétricos.
O nível de preços sugere que Musk quer manter a imagem de qualidade superior da Tesla no maior mercado automotivo do mundo, deixando a disputa pelos veículos mais baratos aos concorrentes locais.
“Isso pode afetar as escolhas de alguns clientes em potencial, mas não tanto”, disse Yale Zhang, fundador e presidente da consultoria AutoForesight. “O público-alvo do produto não é tão sensível a preço em comparação com aqueles que escolhem opções muito mais baratas.”
A Tesla se prepara para o lançamento de modelos fabricados na China apenas dez meses depois de inaugurar a fábrica perto de Xangai. É também a primeira vez que uma montadora de controle totalmente estrangeiro fabrica um carro na China.
As entregas das versões locais com Autopilot começam no primeiro trimestre do ano que vem, segundo comunicado da empresa. O Model 3 importado mais barato, sem Autopilot, é vendido por aproximadamente US$ 51.500 na China. Nos EUA, sai a partir de US$ 39.000.
A concorrente local NIO cobra US$ 47.800 por uma versão básica do utilitário esportivo ES6, após subsídio governamental. Carros elétricos fabricados por outras companhias chinesas, como BYD, geralmente custam bem menos.
A Tesla poderia vender versões iniciais do Model 3 fabricadas na China sem Autopilot, mas não revelou o cronograma ou faixa de preço. A companhia planeja eliminar gradualmente os modelos sem Autopilot na China e deixará de aceitar essas encomendas.
A montadora vai parar de vender a versão importada mais básica do Model 3 na China, o que significa que clientes chineses interessados em um Tesla fabricado nos EUA precisarão de agora em diante desembolsar pelo menos US$ 62.000. É o que custa um veículo com tração nas quatro rodas e sem Autopilot.