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Tesla avalia entrar em mercado de energia da Alemanha

05 set 2020, 15:00 - atualizado em 02 set 2020, 10:46
Tesla TSLA
O plano de longo prazo da Tesla definitivamente inclui lidar com a indústria de energia de uma maneira mais ampla (Imagem: Reuters/Lucy Nicholson)

Elon Musk parece estar abrindo uma nova frente na batalha europeia pela supremacia do setor de carros elétricos: a energia por trás do veículo.

A Tesla (TSLA) recentemente recebeu uma licença que permitirá à montadora comercializar eletricidade na Europa Ocidental e a empresa também tem feito pesquisas com clientes na Alemanha sobre o uso potencial da eletricidade da Tesla em seus carros.

Tais movimentos, segundo consultores e executivos da indústria de energia, podem definir o cenário para a empresa – possivelmente com um ou mais parceiros – para assumir empresas de serviços de utilidade pública estabelecidas na Alemanha, o maior mercado de energia da Europa e coração do setor de automóveis.

A Tesla se recusou a comentar sobre seus planos para o mercado de energia.

Gerar e comercializar poder poderia ajudar a Tesla a reduzir os custos de funcionamento de seus carros em um momento em que montadoras rivais, incluindo BMW, Audi, Porsche e Mercedes, estão produzindo novos modelos elétricos.

A Tesla já vende painéis solares e o sistema de armazenamento de bateria Powerwall para residências, mas agora parece querer vender energia diretamente aos clientes e usar os sistemas de armazenamento doméstico para fornecer serviços à rede elétrica.

Elon Musk parece estar abrindo uma nova frente na batalha europeia pela supremacia do setor de carros elétricos (Imagem: Reuters/Patrick T. Fallon)

Em junho, a empresa tornou-se membro do mercado de energia EPEX Spot, de Paris, uma plataforma usada para comercializar grande parte da eletricidade da Europa Ocidental.

Um mês depois, a empresa questionou clientes alemães sobre seu interesse em serviços de energia.

“O que o encorajaria a mudar de seu fornecedor de energia existente?”, Disse a pesquisa, de acordo com uma cópia vista pela Reuters.

A Tesla também perguntou aos clientes potenciais de energia se eles permitiriam que a empresa controlasse quando os carros teriam suas baterias carregadas.

Isso poderia permitir que a cobrança coincidisse com tarifas baratas de eletricidade fora do horário de pico, disseram consultores e executivos do setor.

“O plano de longo prazo da Tesla definitivamente inclui lidar com a indústria de energia de uma maneira mais ampla, embora seja questionável se ela investe o suficiente no momento nessa área”, disse um ex-membro da diretoria da Tesla, que preferiu não ser identificado.

Thomas Deser, gerente de portfólio da Union Investment, disse ser improvável que a Tesla entre no negócio de distribuição de eletricidade na Alemanha por conta própria – “mas poderia fazê-lo com um parceiro competente do setor de energia”.