Tesla avalia entrar em mercado de energia da Alemanha
Elon Musk parece estar abrindo uma nova frente na batalha europeia pela supremacia do setor de carros elétricos: a energia por trás do veículo.
A Tesla (TSLA) recentemente recebeu uma licença que permitirá à montadora comercializar eletricidade na Europa Ocidental e a empresa também tem feito pesquisas com clientes na Alemanha sobre o uso potencial da eletricidade da Tesla em seus carros.
Tais movimentos, segundo consultores e executivos da indústria de energia, podem definir o cenário para a empresa – possivelmente com um ou mais parceiros – para assumir empresas de serviços de utilidade pública estabelecidas na Alemanha, o maior mercado de energia da Europa e coração do setor de automóveis.
A Tesla se recusou a comentar sobre seus planos para o mercado de energia.
Gerar e comercializar poder poderia ajudar a Tesla a reduzir os custos de funcionamento de seus carros em um momento em que montadoras rivais, incluindo BMW, Audi, Porsche e Mercedes, estão produzindo novos modelos elétricos.
A Tesla já vende painéis solares e o sistema de armazenamento de bateria Powerwall para residências, mas agora parece querer vender energia diretamente aos clientes e usar os sistemas de armazenamento doméstico para fornecer serviços à rede elétrica.
Em junho, a empresa tornou-se membro do mercado de energia EPEX Spot, de Paris, uma plataforma usada para comercializar grande parte da eletricidade da Europa Ocidental.
Um mês depois, a empresa questionou clientes alemães sobre seu interesse em serviços de energia.
“O que o encorajaria a mudar de seu fornecedor de energia existente?”, Disse a pesquisa, de acordo com uma cópia vista pela Reuters.
A Tesla também perguntou aos clientes potenciais de energia se eles permitiriam que a empresa controlasse quando os carros teriam suas baterias carregadas.
Isso poderia permitir que a cobrança coincidisse com tarifas baratas de eletricidade fora do horário de pico, disseram consultores e executivos do setor.
“O plano de longo prazo da Tesla definitivamente inclui lidar com a indústria de energia de uma maneira mais ampla, embora seja questionável se ela investe o suficiente no momento nessa área”, disse um ex-membro da diretoria da Tesla, que preferiu não ser identificado.
Thomas Deser, gerente de portfólio da Union Investment, disse ser improvável que a Tesla entre no negócio de distribuição de eletricidade na Alemanha por conta própria – “mas poderia fazê-lo com um parceiro competente do setor de energia”.