Tesla aposta em fundição de alumínio para acelerar produção
Os robôs não são eficientes o suficiente para a nova fábrica de automóveis da Tesla (TSLA) na Alemanha, que planeja substituir centenas deles por gigantescas máquinas de fundição de alumínio para construir peças de chassis mais simples, uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Reuters.
A montadora elétrica tem tido dificuldades em aumentar os volumes de produção por meio da automação de alta tecnologia e foi forçada a levar uma nova linha de produção alemã para Nevada em 2018 depois que os robôs não conseguiram se coordenar perfeitamente na fábrica dos EUA.
Para o novo Model Y, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que substituirá 70 componentes na parte inferior da carroceria do carro por um único módulo feito em uma máquina de fundição de alumínio.
Isso é apenas o início de uma nova unidade de automação, com o módulo frontal do veículo e outras peças por vir, disse a fonte.
“Será incrível vê-la em operação! A maior máquina de fundição já feita. Fará a carroceria traseira em uma única peça, incluindo os trilhos de proteção”, disse Musk no Twitter em 13 de agosto. Ele não disse onde ou quando a nova máquina seria ser lançada.
A Tesla não respondeu aos pedidos de comentário.
O Tesmanian, um blog especializado em notícias da Tesla, disse na segunda-feira que a nova fábrica da empresa em Brandenburg, perto de Berlim, seria abastecida com oito das máquinas “Gigapress”.
A máquina, que tem o tamanho de uma pequena casa, será fornecida pela italiana IDRA Srl e constitui uma parte fundamental do esforço de Musk para reinventar “a máquina que constrói a máquina”, disse a fonte.
A IDRA não quis comentar, mas disse anteriormente que forneceu seu primeiro Gigapress a uma fabricante de automóveis norte-americana, sem identificá-la.