Tesco, Pilgrim’s e mais 25 players britânicos reforçam o “soja zero de desmatamento”
No embalo da COP26, 27 companhias do Reino Unido resolveram ser mais “ambiciosas, mais rápidas e em grande escala” na imposição de novas barreiras contra a aquisição de soja provenientes de áreas de desmatamento.
Da Tesco à Sainsbury’s (entre varejistas), da Avara Foods à Pilgrim’s UK (entre produtores de carnes), da Danone à Nestlé (entre fabricantes), da McDonald’s à KFC (entre redes de fast food), se comprometeram a não deixarem passar mais nada que não tenha rastreabilidade com maior garantia.
Elas assinaram o Manifesto de Soja do Reino Unido, que começou a circular na manhã desta terça (9) em Glasgow.
Os signatários se comprometem a exigir mais informação e compartilhamento de dados dos originadores da oleaginosa que chega in natura, semiprocessada ou processada às suas unidades.
Ao mesmo tempo, pedem medidas mais duras das autoridades na verificação dos países-alvos, que se comprometeram com compromissos de preservação das florestas e outros biomas, mas não estão cumprindo, de acordo com o documento.
O Reino Unido consume apenas 3,5 milhões de toneladas (2020), mas o setor produtivo assume que essa pequena margem de soja é co-responsável por “pressão sobre paisagens biodiversas como o Cerrado e Mata Atlântica [no Brasil], Gran Chaco [Argentina e Paraguai] e Chiquitânia [Bolívia].