Terremoto financeiro na falha de San Andreas: Problemas no SVB, caos nos bancos, prejuízo do Magazine Luiza e outras notícias do dia
As ondas de um terremoto financeiro se espalham pelos mercados internacionais nesta sexta-feira. O abalo ocorreu no Vale do Silício, situado às margens da famosa falha de San Andreas, e se espalha pelo mundo.
A boa notícia é que a terra não tremeu de verdade. Isso não impediu as bolsas de valores da Ásia de fecharem em forte queda. Os mercados europeus acompanham o movimento e operam no vermelho. As criptomoedas também sucumbem ao mais recente de uma sucessão de duros golpes.
A história começou com o SVB Financial. SVB é a sigla para Silicon Valley Bank. A instituição financeira anunciou ontem a necessidade de levantar US$ 2,25 bilhões para mitigar perdas com vendas de bônus.
O SVB é conhecido por financiar startups tecnológicas e outras empresas consideradas arriscadas demais pelos bancos tradicionais.
O pedido de socorro do SVB ocorre em um momento particularmente delicado para o setor de tecnologia ao redor do mundo.
Também coincide com a perspectiva de fim das atividades do Silvergate e com a crise do Credit Suisse, um dos mais tradicionais bancos de investimento do mundo.
Apesar da pressão sobre o setor financeiro como um todo, os índices futuros de Nova York reagem com menos intensidade que as bolsas europeias.
Ainda assim, o terremoto financeiro no Vale do Silício disputa hoje as atenções com o IPCA de fevereiro, o payroll nos EUA e a nova âncora fiscal.
Isso depois de a ministra do Planejamento, Simone Tebet, ter afirmado que a nova regra de gastos agradará tanto à classe política quanto à Faria Lima.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
TEMPORADA DE BALANÇOS
Prejuízo bom existe? Magazine Luiza (MGLU3) reporta perdas no 4T22 – e mesmo assim bate as expectativas do mercado. A varejista registrou recorde de vendas, gerou caixa e superou as estimativas dos analistas em seus principais indicadores no período.
RESULTADO FINANCEIRO
Com todos os olhares voltados para o setor varejista, Via (VIIA3) tem prejuízo de R$ 163 milhões no 4T22. Segundo a empresa, as perdas vistas no fim do ano passado pode ser atribuído, principalmente, ao aumento dos gastos financeiros.
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Banco vence Americanas (AMER3) na Justiça: Tribunal barra pagamento antecipado de dívidas trabalhistas e com micro e pequenas empresas. Varejista buscava solução para os credores mais frágeis da lista, mas está oficialmente impedida de quitar débitos do tipo.
PARCEIRAS DO ÓLEO E GÁS
Petrobras (PETR4) e Shell, juntas? Gigantes do petróleo assinam memorando para colaboração. A eventual parceria entre a Petrobras e a empresa holandesa se daria no chamado upstream, além de áreas de interesse socioambiental. Veja os detalhes.
SEXTOU COM O RUY
Chegou a hora de abandonar a Petrobras (PETR4) e as ações de óleo e gás? A estatal não é o investimento mais seguro que existe, especialmente após tantas críticas do novo governo e a maior possibilidade de interferências políticas. Por outro lado, os papéis seguem muito baratos. O colunista Ruy Hungria te explica o que fazer.
IR 2023
Quer saber quando vai receber sua restituição do imposto de renda? Confira o calendário. Restituição do imposto de renda será, mais uma vez, paga em cinco lotes, entre maio e setembro. Veja a agenda completa para este ano.
DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 68 | Gregos e troianos: arcabouço fiscal vem aí e Simone Tebet garante que vai agradar até o mercado. A ministra do Planejamento e Orçamento não adiantou detalhes, mas afirmou que o novo marco deve ser anunciado este mês e que agora é preciso alinhar a agenda.
Uma boa sexta-feira para você!