Internacional

Empresas de chips são paralisadas após terremoto em Taiwan; veja a previsão dos analistas

03 abr 2024, 16:16 - atualizado em 03 abr 2024, 16:16
Taiwan
Terremoto em Taiwan paralisa empresas de chips (Imagem: REUTERS/ Haote Zhang)

O terremoto na capital de Taiwan, Taipé, interrompeu produções das empresas de semicondutores da ilha. Com magnitude de 7.2 — o maior em 25 anos —, o desastre natural cortou a energia em diversas partes da cidade e deixou mais de 900 feridos.

A paralização das empresas aumenta a possibilidade de consequências para o setor de tecnologia e, talvez, para a economia global. Isso se dá pelo desemprenho fundamental de Taiwan na fabricação de chips avançados, que são a base da tecnologia.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Principal fornecedora de chips para Apple e Nvidia, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSCM) foi uma das afetadas pelo terremoto. De acordo com a companhia, a fábrica foi evacuada e todos os funcionários estão em segurança.

Além da TSCM, sua concorrente local, a United Microelectronics (UMC), também interrompeu as produções em algumas fábricas e evacuou as instalações em seus centros de Hsinchu e Tainan, de acordo com comunicado.

As empresas taiwanesas fabricam e montam, aproximadamente, de 80% a 90% dos chips de ponta. Esta produção é necessária para aplicativos avançados, como smartphones, inteligência artificial e, até mesmo, carros elétricos.

Hoje, as ações da TSMC caíram 1,3%, enquanto as da UMC registraram perdas de quase 1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impactos econômicos

De acordo com o relatório do Itaú BBA, apesar do momento delicado, os analistas acreditam que os impactos serão menores. O terremoto teve seu maior impacto na costa leste de Taiwan, enquanto as instalações da TSMC estão localizadas na costa oeste.

Além disso, as fábricas da companhia são projetadas para resistir terremotos de até 7 graus de magnitude, visto a propensão de desastres naturais na região de Taiwan. A ilha se encontra à convergência de duas placas tectônicas.

“Por enquanto, também não esperamos grandes interrupções no restante da cadeia de suprimentos que dependem da TSMC. Portanto, veríamos a ampla liquidação no setor de semis hoje como uma oportunidade de compra. Destacamos nossa preferência pela NVIDIA e pela TSMC dentro desse espaço”, concluem os analistas.