Tentativa frustrada de ataque à rede Ethereum conseguiu enganar alguns validadores
Nesta terça-feira (14), houve uma tentativa fracassada de ataque ao blockchain Ethereum, que conseguiu enganar alguns nós, mas que não foi capaz de enganar o restante da rede.
“Clientes” ou “nós” são softwares que se conectam a outros clientes de ponto a ponto. Já que todos esses clientes se comunicam, formam uma rede, em que cada cliente é um nó. Esses softwares são responsáveis pela verificação e transmissão de blocos à rede Ethereum.
De acordo com Marius Van Der Wijden, desenvolvedor da Ethereum, o invasor publicou uma cadeia de quase 550 blocos, que tinha registros inválidos de proof-of-work (PoW).
Em vez de minerar os blocos de forma correta e de acordo com as regras da rede, os blocos foram criados do nada e transmitidos à rede.
Someone unsuccessfully tried to attack #ethereum today by publishing a long (~550) blocks which contained invalid pow's. Only a small percentage of @nethermindeth nodes switched to this invalid chain. All other clients rejected the long sidechain as invalid
— MariusVanDerWijden (@vdWijden) September 14, 2021
Grande parte dos nós da Ethereum rejeitou os blocos, pois viu que os registros PoW eram inválidos. Porém, uma pequena porcentagem de nós que operam Nethermind — um cliente da Ethereum — migrou para a versão falsa do blockchain.
Agora, o blockchain principal superou o comprimento da versão alternativa do blockchain com blocos falsos. Como consequência, todos os nós afetados voltaram ao blockchain original.
“É outra enorme demonstração de como a diversidade de clientes torna a Ethereum mais forte”, afirmou Van Der Wijden, acrescentando que “operadores nós não requerem atenção imediata”.